Paradise Kiss – o filme

2 nov

Oi!!!

Para os interessados, eu não morri e estou de volta!!! Nada melhor para o meu retorno do que falar do filme derivado de um dos meus mangás top top, Paradise Kiss!!

Mas antes disso, eu gostaria de agradecer aos meus leitores que mesmo com o blog paradinho continuaram comentando e me apoiando, muito obrigada mesmo! Fico muito feliz em saber que o blog está sendo útil como fonte de entretenimento para alguém!

Mas voltando para o que todo mundo estava esperando (ou não), uma resenha para ressuscitar esse blog! O problema é que o post de hoje vai ser um pouco dividido, já que o filme me despertou emoções opostas. Vamos começar pelo mais importante, pela revolta!

Eu estava desesperada para assistir ao filme desde que ele foi anunciado. Por ser uma história jovem com emoções bastante realistas, eu estava pensando que poderia ser o melhor live-action ever. Mas não foi. Na verdade, passou bem longe disso.

Live-actions são sempre assuntos polêmicos, especialmente entre os fãs mais radicais. É impossível agradar à todos eles. Sempre irão reclamar ou do elenco, ou dos cortes, ou do cenário, enfim, agradar aos fãs mais hardcore não é um trabalho fácil (digo isso por experiência própria, quem acompanha o blog viu a minha saga para aceitar o dorama de Ouran, que ainda bem teve um final super feliz!). Mas para mim, o mais importante numa adaptação é que o “clima” da história seja preservado. A atmosfera que uma série exala faz com que, independentemente do formato, ela atinja o seu público. E o filme de Paradise Kiss pecou exatamente nisso.

Eu fiz uma resenha sobre Parakiss (anime e mangá) logo no começo do blog, e não me orgulho nem um pouco dela. Eu revisitei a série esse ano, e comentei um pouquinho sobre o anime aqui. Mas para quem não conhece a série, eu vou dar uma luz sobre ela. De uma maneira superficial, Parakiss conta a história de uma jovem do ensino médio que, ao ser descoberta como uma beldade na rua, é dragada para um grupo de estudantes de uma escola técnica de moda que desejam fazer dela a sua modelo. Nisso ela se envolve com o designer, o inesquecível George Koizumi.

Mas não basta o resumo de uma série para se fazer um bom filme, coisa que os diretores do live action pareceram ter esquecido. Paradise Kiss é muito mais do que isso, é uma série que discute as emoções avassaladoras da juventude, o impulso, a paixão, o desejo, e acima de tudo: o sonho. Por meio de Yukari, que começa a série vivendo uma vida padrão, somos colocados de frente para o famoso dilema do “e agora?”. Ela continua os estudos (área que sempre teve que se esforçar muito para obter algum sucesso) para se garantir profissionalmente, ou investe no sonho de se tornar uma modelo? E George? Ele deve podar a sua inspiração ou continuar desenhando roupas de sonho?

Ou seja, o que eu quero dizer é: Paradise Kiss não é apenas uma história sobre o que um grupo de jovens fez, mas sim sobre os sentimentos que motivaram essas ações. Essa é a sedução do mangá, que o filme ignorou.

O filme além de fazer mudanças estapafúrdias na história, como abalar profundamente a paixão entre George e Yukari (que eu afirmo, era uma paixão tórrida, não era um amor puro cheio de margaridas, eles eram unidos pelo desejo um pelo outro, George encontrou em Yukari a sua musa, ela por sua vez teve contato com um sonhador, e se apaixonou pelo mundo de maravilhas que vinha com seus objetivos). O filme foi apenas um amontoado de acontecimentos corridos e sem significado.

Esse é o meu jeito enrolativo de dizer que o filme estava muito chato e que não tinha nada a ver com a minha série maravilhosa e amada. Era uma decepção. Até os 15 minutos finais…

E eu que estava de mau-humor com o filme (segue a lista com alguns motivos):

  • Aquele guri feio que faz o Tamaki do Ouran foi escalado de novo como galã (e olha que eu ganhei simpatia pelo menino depois do dorama);
  • O cabelo da Miwako não sé rosa (e o do George não é suficientemente azul, embora o menino estivesse bonito no filme, então tudo bem);
  • Aquela atriz, que interpreta a “rival” de George que recebe meu ódio desde aquele personagem irritante dela em Hana Yori Dango (coitada né, só dão papél de mulher pentelha pra ela!);
  • As músicas são chatinhas;
  • Não fica claro o quão irreais são as roupas que George faz, e o obstáculo que ele enfrentaria em sua carreira;
  • E mais importante de tudo, indignada com a falta de paixão!

… me deixei seduzir nos minutos finais.

Por conta de um simples motivo, ELES DERAM O FINAL QUE 99,9% DOS FÃS SONHOU PARA A SÉRIE. Eu fiquei em êxtase. Quando eu percebi o rumo que a história estava tomando após uma inocente fala do Tokumori no meio da rua, eu chorei. Quando chegou o momento esperado, eu estava chorando e gargalhando alto ao mesmo tempo.

E o que é pior? Um filme fantástico com um final decepcionante, ou um live-action nada a ver COM O FINAIL MAIS PERFEITO DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE?? Tirem as suas próprias conclusões.

Não recomendo o filme para quem nunca leu o mangá, seria uma primeira impressão muito fraca sobre a história.  Esse é o típico material que é válido para levar quem já é fã ao delírio, e só.

Mas uma pequena ressalva quanto ao fim… Precisa mesmo separar o casal por anos para depois reatar? Japão, a gente já está cansado desse recurso, ATÉ QUANDO??? (E Coréia, se liga aí! Parakiss seria um dorama sensacional, hein?).

XOXO

Mallu

Anúncios

49 Respostas to “Paradise Kiss – o filme”

  1. Miguel 02/11/2011 às 09:39 #

    Ressuscitou!!!!!

    Eu não sou muito fã de Paradise Kiss, mas até acho a estória bonitinha…e neurótica 0-0

    • Mallu 02/11/2011 às 13:55 #

      Eu não acho a história bonitinha, é bem mais neurótica! huahaha
      E eu nã posso falar nada, é o meu Josei favorito…

      • Miguel 03/11/2011 às 17:04 #

        Eu acho coisas neuróticas bonitinhas >////<

      • Miguel 22/11/2011 às 21:50 #

        MALLU!!!!!
        EU SEI QUE FOGE AO ASSUNTO, MAS EU ACABEI DE VER O TRAILER DO FILME DE OURAN!!!!!!
        Ok, depois do dorama já me acostumei com a bizarrice do Tamaki, mas imagine um filme todo com aquele ator que parece um Pincher loiro e humanoide.
        Mas de qualquer modo, eu fiquei ansioso!
        Você viu?

      • Mallu 30/11/2011 às 20:58 #

        Eu vi, e estou louca para ver o filme!
        Acho que vai ser o máximo!!!!!
        (sim, eu me rendi totalmente à Ouran!!)
        xoxo

  2. Pers_core 02/11/2011 às 11:54 #

    Maluu! Nem acredito no que vejo! Vc voltou!!!! Estou super feliz!!!

    Sabe, eu tenho uma certa birra com Paradise Kiss por conta do final, então respondendo a sua pergunta: pra mim o final que é o mais perfeito da humanidade é o melhor!!! kkkkkkk

    E a Coréia tb adora finais como esse que vc citou e acho que essa história já está mais do que cansativa!

    Ah, e eu entendo perfeitamente sua saga com Ouran, afinal eu amo Yamato Nadeshiko Shichi Henge e assisti ao dorama! Como não esperava absulutamente NADA, até que não foi traumatizante! kkkkkkkkkk

    XOXO

    • Mallu 02/11/2011 às 13:54 #

      Então, eu gosto do final do mangá, acho adulto e sensato (porque o relacionamento entre Geore e Yukari era insustentável…). Mas sempre resta aquele sonho, né?

      E esse tipo de final, com um tempão afastados só aparece no filme… POR QUÊ?? huahahahahaha ninguém merece mais!!!

      O dorama de Yamato, desculpa, eu não dei conta de passar do primeiro episódio. Muito ruim demais da conta…

      xoxo

  3. Lukas 03/11/2011 às 12:11 #

    O.o, mallu, que bom que vc tá de volta!!, olha eu vi ParaKiss ontem, legendado pela equipe do Meteor Dramas, o trabalho ficou ótimo, mas eu tbm, faço das suas plavas as minhas, um filme mais prá lá do que pra cá com um final ÓTIMO!!!!, não é tão bom quando o mangá e o anime, mas é bonzinho, e até recomendo!!

    Ei, tou morrendo de suadades das suas analises de doramas…

    De JDrama eu tou vendo HYD, Riuusei no Kizuna, You are my petto e Taisetsu, de KDrama eu tou vendo Lie To Me e 49days (VICIADO, NELE!! recoemnto muiiito, tou no epi 9) E Poseidon(que começei, mas o meteor é rapido aí eu jpa tou no 4..), e vou começar Listen To My Heart assim que saí!!

    Bjs, e queria saber se vc já viu City Hunter, que vc disse que ia começar, eu vi e é de certeza um dos melhores dramas de 2011, igual á 49days!!!!

    • Mallu 05/11/2011 às 13:27 #

      Ah, eu não me arrisco a recomendar o filme não, a não ser pra quem já tenha lido o mangá (esse sim, eu recomendo sem medo!).

      Ainda não vi City Hunter… mas ficam as dicas!
      E pode deixar que assim que eu conseguir ver alguma coisa comento aqui sim!
      xoxo

  4. Judie 03/11/2011 às 21:45 #

    O filme não foi de todo ruim, tem uma fotografia até decente, a escolha do elenco foi mais oumenos, eu gostei muito do cara que fez a Isabella. O Yamamoto Yusuke é um bom ator, mas não deixa de ter cara de babuíno. O Arashi ok. Mas a Miwako ser mais alta que a Yukari, o que foi aquilo?! E a forçação de barra para ela parecer kawai.
    Mas eu tenho de parabenizar o pessoal que produziu o filme em transformar uma história tão frenética quanto a de Paradise Kiss em um história parada. E o que foi aquele vestido do desfile?! Horror.
    O pior que os 15 primeiro minutos do filme enganam, mas depois ficou uma leseira só.
    Eu me forcei até o fim para ver se alguma coisa acontecia. O filme mudou o foco da história, não soube criar o clima de uma Yukari que tem uma vida completamente virada do avesso, ela não amadurece?! E o George meio sério, murcho, sei lá, senti falta do lado cômico do George, do encontro com da Yukari com a dona da agência, o filme não soube focar na Yukari, mas sim naquele amorzinho sem sal entre a Yukari e o Koizumi.

    • Mallu 05/11/2011 às 13:36 #

      Eu também adorei a Isabella! De todos, eu achei o mais fiél ao mangá, tudo com muito respeito e sem cair na caricatura e no ridículo, gostei bastante!
      A Miwako foi decepcionante em vários quesitos, não gostei da escolha da atriz. E concordo, o Yamamoto é um ótimo ator, mas questiono a escolha dele para os papéis de galã.

      Realmente, no começo parece mesmo que estamos vendo uma versão “de carne e osso” do mangá, mas daí pra frente é só decepção!
      Você questiona exatamente as mesmas coisas que eu! O filme não traz a tona nenhum dos conflitos de Paradise Kiss!
      E eu não acho o relacionamento de Yukari e George sem sal, muito pelo contrário, eles vivem uma paixão bastante intensa. Mas no filme ficou totalmente sem graça, sem sal, sem ter nada a ver com nada.

      Como eu disse, a única coisa que eu gostei foi o finalzinho com eles juntos, que apesar de ser um final utópico e que jamais funcionaria no mangá, mostra uma possibilidade que passou pela cabeça da maioria dos fãs pelo menos uma vez (embora eu ache que se Yukari e George terminassem juntos no mangá não faria o menor sentido). O final foi puro fã-service, e fez sentido no contexto do filme, embora seja totalmente subversivo com relação à história original.

      Obrigada pelo seu comentário, Judie, e volte sempre!

  5. thay 04/11/2011 às 19:50 #

    mallu vc voltou finalmente, (saudades de seus comentários) ja ovi falar do paradise kiss mas nunca vi. mallu na proxima vez escreve de shoujos

    • Mallu 05/11/2011 às 13:37 #

      Thay, Paradise Kiss é Josei… não é shoujo, mas geralmente quem curte shoujo gosta de josei também…
      E obrigada pelo carinho!

  6. thay 04/11/2011 às 20:20 #

    mallu vc sabe aonde anda a equipe inteira sinto falta de posts deles!

    • Mallu 05/11/2011 às 13:38 #

      A equipe inteira está estudando pro vestibular, acho difícil ver eles por aqui tão cedo… E ano que vem a gente vai decidir as coisas, se eles continuam ou não… enfim, estamos vendo isso!

      • thay 06/11/2011 às 16:48 #

        esta bem, enquanto isso, ficaremos esperando

  7. Lukas 04/11/2011 às 23:02 #

    O.o todo mundo tá dizendo que o filme é ótimo, ¬¬ mas eu nn gostei tanto, assim bonzinho só!!, e acho que nn é uma boa ideia a Coréia fazer um drama de Paradise Kiss, numero 1, KDramas nunca são curtos, e parakiss nn é tanta historia pra 16 epis, e outro filme, eu acho que nn cairia bem, e a voreia poderia fazer, já que a Warner tá com os direitos autorais, segundo, o final, ia ser o do anime, afinal nunca vi um KDrama em que o final 100% me agradasse…

    Ah ena minah listinha anteiror, havia me esquecido de Vampire Prossecultor e o que começei ontem, Miss Rypley, com tanta coisa,eu nn vou terminar NUNCA!!

    • Mallu 05/11/2011 às 13:41 #

      Eu não achei o filme ótimo de forma alguma, na verdade achei o filme beeeeem fraco.
      E eu acho que, seguindo a história original do mangá, daria para fazer um k-drama sim, mesmo porque no anime, apesar de manter a finalidade com o clima da história, muitas coisas ficaram de fora. Acredito que em um drama de 16 episódios conseguiriam abordar tudo, sem correria, e se sobrasse tempo poderia ter uns fillers de fã-service que ninguém iria reclamar! huahaha
      E abordando a história completa, o final deveria ser o do mangá mesmo, que é o mais coerente.

      Vc já leu o mangá, Lukas? É muito bom!
      xoxo

  8. Lukas 05/11/2011 às 14:13 #

    NN, nunca achei pra comprar, ¬¬, e nenhum scan faz…

  9. Rachel 07/11/2011 às 22:47 #

    Eu gosto muito de Parakiss!
    Gostei deo seu review e fiquei com vontade de ve o filme agora, mesmo com os muitos pontos negativos, acho muito melhor ja esperar pelo pior q se fantasiar com uma historia errada né?

    Preciso saber onde conseguir pra assitir agora^^

    • Mallu 10/11/2011 às 15:51 #

      Rachel, eu assiti online no Drama Crazy (http://www.dramacrazy.net/ )
      Mas assita sim, só que sem grandes expectativas mesmo!
      Obrigada pelos elogios e volte sempre!
      xoxo
      Mallu

  10. FabrYuki 10/11/2011 às 22:50 #

    apesar das criticas ao filme nao serem muito boas comecei a assisti ao anime, que diga-se de passagem é muito bem conceituado, e realmente, pelo que ja assisti até agora (1/3 da trama) é muito bacana, os personagens sao bem legais, e achei bastante simpatica a miwako, pelo jeito e pela dublaçao que ajuda bastante. e o melhor é que até agora nao se mostrou um romance enjessado, sendo uma trama bem equilibrada. e tambem uma parte que achei legal,apesar de rapida foi quando o irmao da yukari foi acordar ela dizendo que tinham ligado pra ela do atelie, e tentou chantagear ela, primero com 1000 yens, mas como ela nao se intimidou ele foi diminuindo ate pedir quase que suplicando apenas 200.

    • Mallu 12/11/2011 às 20:56 #

      Eu adoro o anime! O anime se mantém bastante fiél ao mangá, mas mesmo assim acabam escapando alguns detalhes que eu considero muito importantes. Se gostou do anime, procure o mangá!
      E cuidado ao ver o filme, não crie expectativas muito altas para não se decepcionar.

  11. thay 14/11/2011 às 18:42 #

    mallu sabe o que percebi? esse blog inteiro sempre teve leitores fieis q sempre visitam e a gente querendo ou ñ nos viciamos e sempre comentamos!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk achei engraçado!bjs mallu! e todos viciados sempre continuarão viciados!!!!

    • Mallu 14/11/2011 às 19:00 #

      Aaaah Thay, muito obrigada pelo carinho!!!!!!
      Muito obrigada mesmo!
      xoxo
      Mallu

      • thay 15/11/2011 às 14:52 #

        nada! só falei a verdade!

  12. Lukas 17/11/2011 às 16:10 #

    Saiu o teaser do filme e Ouran, pra março de 2012, nn sei muito o que dizer, nn direi nada até ver o filme, depois vc pode fazer um post.. 🙂

    • Miguel 22/11/2011 às 21:53 #

      Ai, Lukas eu também vi.
      Me deixou mais ansioso do que um teaser de anime!!!

      Pra me deixar mais feliz é só fazer uma segunda temporada de Ouran.

      • Mallu 30/11/2011 às 21:01 #

        Tem que ter segunda temporada! Segunda, terceira, quarta, 3 filmes… XD
        xoxo

    • Mallu 30/11/2011 às 20:52 #

      Estou louca para ver o filme XD
      acho que vai ser o máximo!
      xoxo

  13. Lukas 25/11/2011 às 16:58 #

    Pra ser chato, e acabr de vez com suas esperanças, o filme FINALIZA a série, mas vai saber né?, disseram que Liar Game acabava no filme, e já vai ter um outro filme próximo ano…

    • Miguel 28/11/2011 às 20:41 #

      EU ACREDITO NO IMPOSSÍVEL Ç_Ç

      KKKKKK

    • Mallu 30/11/2011 às 21:05 #

      As minhas esperanças são de um drama coreano… nada impede que após a série ser finalizada no Japão eles não façam um drama na Coréia, um exemplo clássico disso é Hana Yori Dango, que teve a série concluída no Japão, na Coréia e, se não me engano, em Taiwan também.
      Nem quero que o Japão faça um dorama, só disse que talvez teria sido melhor um drama do que o filme, já que ficou tudo apertado e perdeu-se muita coisa da história.
      xoxo

    • Mallu 30/11/2011 às 21:07 #

      Ok, eu respondi para o Lukas achando que ele estava falando comigo sobre Paradise Kiss, mas ele tava falando com o Miguel sobre OURAN… XD
      desculpa gente!!!!
      (Mas a minha resposta é válida, quero um dorama coreano de paradise kiss, um dorama coreano de OURAN e um dorama eterno japonês, que nem o Miguel! Não podemos perder as esperanças mesmo! huahahaha)
      xoxo

  14. Priscila Assis 29/11/2011 às 18:51 #

    Oii, eu quero muito ver o filme, pois é o meu favorito tbm…
    Você onde eu posso baixar ou comprar??

    beijos

  15. Lukas 29/11/2011 às 22:58 #

    O.o, vai saber, né?, Miguel depois sê passa l´[a no meu blog, acabo de recomendar um KDrama ótimo chamado 49 days

    Link: http://tenshizankoku.blogspot.com/

    • Mallu 30/11/2011 às 21:08 #

      Ebaaa!!! Todo mundo visitando o blog do Lukas!
      xoxo

    • Miguel 01/12/2011 às 14:00 #

      Vou bisolhar ^_^

  16. Lukas 02/12/2011 às 11:50 #

    HAHA’ha, brigado ^^

  17. Darina 04/12/2011 às 09:56 #

    kkkkkkkkkkkkkkkkk
    amei a sua resenha, fazia séculos que eu tinha assistido o anime parakiss e como o anime não decepcionou horrores pelo final
    SPOILER
    [Pelo amor de Kami-sama, por que a Yukari ia ficar com outro cara?Pq o George deixou?T-T]
    eu não animei de ler o mangá, por mais que uma amiga minha insistisse, eu não queria me apaixonar pelo casal mais uma vez e me decepcionar… Tipo tudo ok que a Yukari queria viver a vida de modelo dela e estava se tornando uma mulher que o george admiraria… uma mulher de verdade. mas pq que no final, depois dela se tornar uma modelo renomada, ela não se encontrou com ele? Por que ele não voltou para o Japão e falou que não conseguiria viver sem sua musa, sem o seu destino?
    Em resumo
    Sofri sofri e sofri T-T
    Quando vi que ia sair o movie, pensei que poderia dar mais uma chance para o parakiss, né? afinal eu gostei da história e ia ignorar o final… e realmente a história do filme eles pecaram pela inexistência da paixão do George e yurari, mas o final dele é exatamente o que eu ansiava para o anime, tanto que procurei como louca o mangá [pensando que era este o final do mangá, que eu tonta rejeitei, mas infelizmente não foi assim T-T]
    Ao menos no mangá dar para saber que a Yukari ficou com o Hiro e não com um desconhecido… algo que o anime não deixa claro. Mas mesmo assim eu queria um final em que ela vai para hollywoord , reencontra o George e abandona o marido… pena que a realidade não é assim… T-T
    PRONTO DESABAFEI E FIM DO SPOILER

    • Mallu 04/12/2011 às 13:09 #

      Essa é a reclamação de muitos fãs, Diana!
      Eu já disse várias vezes aqui no blog que apesar de amar de paixão o casal George e Yukari, o relacionamento deles de tão intenso se tornou insustentável… por isso mesmo de coração partido, eu prefiro o final do mangá. Eu amo de paixão o mangá, e o final é mais bem resolvido que o do anime (embora o anime seja fantástico também).
      Agora, o final do filme é um sonho né? É tudo aquilo que os fãs sonhavam em ver, foi realmente um presente!
      Obrigada pela sua visita e pelo seu comentário!
      xoxo

  18. migraziele 18/01/2012 às 16:40 #

    Olá! Estou aqui pra dizer que depois desse post, estou seguindo o blog. Eu adorei o blog de vcs em tudo (depois vendo com mais calma)
    E com isso, quero deixar aqui que até citei vcs em um post meu: http://tudoasfixia.wordpress.com/2012/01/14/the-greatest-love/
    Se vcs quiserem dar uma olhadinha!

    Beijos e Sucesso!^^

    • Mallu 25/01/2012 às 01:50 #

      Muito obrigada pelos elogios ao blog!!! Obrigada por nos citar e o seu blog também parece ser muito legal! Eu vou lê-lo com mais calma aproveitando que estou de férias!
      Sucesso para vc também, e muito obrigada mais uma vez!
      xoxo

  19. tata 24/01/2012 às 22:15 #

    Gentee eu não sei se sou romântica demais mais eu amei simplesmente amei o filme, eu já havia visto resenhas de paradise kiss e tudo mais, mais depois de hanadan nenhum outro anime a não ser uns aí me chamaram a atenção, o que eu amo é dorama, eu vi o trailler de parakiss e queria muito ver eu vi hoje e posso dizer que, pra quem amou playfull kiss, eu simplesmente me APAIXONEI pelo filme, naum sei se foi por que eu achei minha caroline muito pERFA, e o George tão lindoooooooo ( a warner caprichou nos dois principais pq nada contra mais tens uns japoneses atores aí que são uó) eu amei e me interesei pelo mangá vou achar um link pra ler… concluindo não sou hardcore do mangá/anime mais amei o filme vô fazer minha amiga assistir….. mais agora to com medo o george naum fica com a carrie no final???

    • Mallu 25/01/2012 às 01:52 #

      Tata, o mangá de Paradise Kiss foi lançado no Brasil, e com sorte vc ainda consegue encontrar a série em sebos e em lojas especializadas!
      E eu concordo com você! Os atores foram muito bem escolhidos, e é triste dizer isso, mas nem sempre nas séries japonesas os meninos bonitos dos mangás são interpretados por meninos bonitos da vida real :/
      Quanto ao final do mangá… você quer mesmo esse spoiler gigante?
      xoxo

  20. koki-pon 22/05/2012 às 17:44 #

    Neeee, ParaKiss é meu anime/mangá favorito e quando soube que ia sair Live Action entrei em desespero, mas até hoje eu não achei nenhum link para baixar, ainda mais agora que o Megauploud fechou. Eu piro aqui atrás do live mas cadê que eu acho? ;;

    • Mallu 25/05/2012 às 21:49 #

      Então, eu infelizmente não vou conseguir te ajudar muito, porque eu não baixo filmes… Eu assisti online nesse site aqui: http://www.dramacrazy.net/
      xoxo

  21. ana carlla naceste de silva 05/01/2013 às 14:40 #

    eu gostaria de assistir o filme mais agora nao encontrei o filme a animes e maravilhoso eu adorei o sua opiniao eu pelo os treiler o filme parassia bom mais pelo o que o senhor disse nao tao bom . obrigado pela ajuda sou sua fas agora .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: