Tokyo Magnitude 8.0

4 set

Oi!! ^^

  Eu já tinha comentado sobre os primeiros episódios desse anime que me arrebatou logo de cara, e agora vou comentar o final dele.

  Tokyo Magnitude 8.0 é um anime de Julho de 2009 que foi exibido no, querido por todos, bloco noitaminA. A história gira em torno de dois irmãos, ainda crianças, que tentam retornar para casa após um terremoto de capacidade destrutiva assustadora.

  A irmã mais velha, Mirai, que começa a série com um comportamento inaceitável de adolescente permanentemente de mal com o mundo, é obrigada a amadurecer na marra, ao se tornar responsável por seu adorável irmão caçula Yuki em meio a esse desastre. A mudança de atitude dos personagens é gradual e muito bem contextualizada, a ponto de que no último episódio, mal é possível perceber o salto que a personalidade de Mirai sofreu.

  No entanto, as crianças não estão sozinhas nessa jornada. Eles recebem a ajuda da fantástica Mari, uma jovem viúva que se encontra com eles por obra do acaso e, como moram na mesma direção, decide que levará as crianças até em casa. É notável que não só Mari ajuda as crianças, como elas também a ajudam.

  Para mim, o ponto alto da série são os primeiros episódios, com destaque para o segundo que, certamente, é um dos melhores episódios de anime que eu ja vi na vida. Com o passar da série, não que a qualidade caia, mas digamos que ela “sossega” um pouco, e não nos surpreende mais tanto quanto no início (ainda bem para os personagens, não é mesmo?). Mas mesmo assim, não considero nenhum episódio da série chato ou ruim, e classifico ela como uma série ótima.

  Eu apenas tenho algumas ressalvas com o episódio final da série, ou melhor, com o arco final da série. Quem quiser saber quais, selecione o texto para ler, porque conterá spoilers.

  Fica bastante claro desde o início que Yuki morreu. Não sei se por causa do acidente da Torre de Tóquio (e por falar nisso, que cena forte, não é? Achei de um impacto enorme, imagina só para os japoneses?) ou se ele já estava mal desde o shopping (porque ele foi encontrado sob uma máquina, ou estrutura, não me lembro bem…). A questão é que, desde o momento em que ele cai na rua, já fica evidente que ele não acordará mais. O que me incomodou (além do fato de que mataram meu personagem favorito), é que eu não entendi direito se o Yuki que só Mirai via era um fantasma, ou uma alucinação.

  Tudo indicava que era uma alucinação, já que a mente de Mirai bloqueou as lembranças da morte dele, ignorou isso e seguiu em frente como se ele ainda estivesse ali. Mas o que foi aquela cena do final, depois de Mirai se lembrar da morte do irmão, onde eles caminham de mãos dadas até chegar em casa, com aquela aura dourada encolvendo o aperto das mãos deles? Pra mim isso é coisa de fantasma, sem mais. Achei desnecessário. Acredito que, depois do “pronto, morri!” do penúltimo episódio, Yuki não deveria aparecer mais. (Outro momento de fantasma, é quando Yuki diz para Mirai procurar pela filha e pela mãe de Mari, porque ele não acha que elas estão mortas. Isso foi uma intuição de Mirai (porque se Yuki era uma alucinação, o que ele pensava era o que Mirai inconscientemente pensava) ou foi a revelação de alguém que já está morto, sobre pessoas que não estão no mesmo “plano” que ele?).

  Também não gostei da choradeira do último episódio. Eu sei que a série é de drama, e que a situação era muito triste. Mas eu prefiro momentos que emocionam por sua sutileza, sem precisar de longas sequências de gritaria com os personagens se debulhando em lágrimas. Tokyo Magnitude 8.0 definitivamente foi uma série que me emocionou e me levou às lágrimas em vários momentos, sem precisar da choradeira exagerada do último episódio (a qual eu não me uni). Um exemplo de momento emocionante foi aquela cena onde eles tentam retomar a rotina depois do terremoto e na escola, nas carteiras dos alunos mortos, haviam vasos de flores. Aquilo foi extremamente forte, sem precisar forçar a barra. É o tipo de sentimento silencioso, que me faz chorar.

  Recomendo esse anime para quem gosta de um bom drama, para quem valoriza a família acima de tudo, e para quem é GENTE porque é uma lição de vida sobre o que é realmente importante quando o mundo desaba.

XOXO

Mallu

92 Respostas to “Tokyo Magnitude 8.0”

  1. Miguel 04/09/2011 às 23:40 #

    Assim não vale Mallu, você terminou de assistir antes de mim!
    Até o fim da semana eu termino de assistir, porque sou meio lento pra essas coisas.
    Mas eu estou AMANDO *-*
    Eu estava precisando de uma anime que me prendesse.

    • Mallu 05/09/2011 às 10:00 #

      Hahaha terminei um dia depois que comecei, só demorei pra escrever a resenha…
      Não consegui parar de ver! O negócio é muito bom!!!

  2. Lukas 05/09/2011 às 20:06 #

    Tem quantos episódios, atualmente tenho assistido tanto drama, tanto drama, que nn tenho tempo pros meus queridos e velhos animes!!!!!

    • Miguel 05/09/2011 às 22:01 #

      Lukas, acho que tem 11

      E se prepare pra chorar MUITO no episódio 4

      • Mallu 05/09/2011 às 22:29 #

        São 11 sim ^^
        o que tem no episódio 4? a torre de Tókio cai?
        eu chorei no 2!

  3. Miguel 05/09/2011 às 23:03 #

    Eu chorei por causa da torre de Tókio porque eu passei minha vida lendo mangás da CLAMP, onde a torre é idolatrada, e a ver cair me deixou triste -nnnnnnnnn

    Chorei por causa da maldade que a Mirai fez com o Yuki, uma criança da idade dele não deveria encarar as coisas como alguém mais velho, isso me deixou triste porque eu me familiarizei com uma é poca da minha vida que eu era novo demais e tive que encarar umas coisas meio terríveis para uma criança e chorava igual a ele.

    • Mallu 05/09/2011 às 23:26 #

      Então era isso memso, eu não lembrava se era no 4 ^^
      NOSSA! FOI FORTE DEMAIS A CENA! EU FIQUEI DE BOCA ABERTA!
      Mirai é uma irmonstra com o irmãozinho, sem mais. Odeio essa menina? huahahha

    • FabrYuki 03/10/2011 às 20:07 #

      os 2º e 4º capitulos sao bem tocantes por que num é mostrado o amor que a mirai sente pelo yuki, sendo junto com o 10º os que registraram a maiores audiencias do anime, e no outro mostra o quanto que o yuki se importa com a irma, sendo uma das partes mais sensacionais e emocionantes que vi foi quando ele disse que como os pais nao poderiam leva-los a nenhum lugar no verao ele pensou em ir ver a ponte com ela, e mais a parte em que a torre de tóquio desaba, como ele se atira sem poder ver nada para salvar ela dos estilhaços que estavam caindo, o conjunto da obra é realmente de mais, algo envolvente e gostoso de acompanhar apesar de momentos tensos.

  4. Nanda 06/09/2011 às 12:59 #

    Depois de ler todos esses comentários me animei em assistir Tokyo Magnitude 8.0.Adoro um bom drama, mas esse anime me emocionou só de ler a historia, não sei se aguentaria ver a destruição(mesmo em anime) do meu adorado e amado Japão mas ao mesmo tempo quero ver o enredo desses personagens. E choquei ai saber que o Yuki morreu, sou meio sensivel p/ essas coisas e já vi que vou derramar mtas lagrimas com esse anime oskopskpsoksopko!!

    • Mallu 06/09/2011 às 13:09 #

      Olha Nanda, eu não sou muito sensível e chorei algumas vezes, então se prepare!

      • Nanda 06/09/2011 às 14:00 #

        Aiaiai..irei começar a ver nesse fds, estou em semana de provas então meu tempo é só de estudos :s ..Mas assim que acabar essa semana de tortura vou assistir a todos os episódios, to ansiosa p/ ver ^^.
        E Mallu vc já viu Kimi ni Todoke? (creio que sim né), queria saber o que vc acha do anime e se não viu eu recomendo, acho um bom anime devido a historia e aos sentimentos que ela abrange como amor, amizade, sinceridade, confiança!!

      • Mallu 06/09/2011 às 20:06 #

        Assista Tokyo Magnitude 8.0 sim, eu achei um anime muito bom!
        Eu já comentei sobre o anime de Kimi ni Todoke aqui no blog (se tiver tempo, dê uma procuradinha no nosso “buscar”). Eu não gosto do mangá, porque o romance do mangá é extremamente lento, e é ridículo penar que o namoro entre dois adolescentes (com cargas homonares cavalares) se desenvolva daquela maneira. É utópico, e mais que isso, chato (isso é a apenas a minha opinião).
        Quanto ao anime, eu gosto. Eu acho tudo muito bonitinho, mas para quem já estudou sabe que aquela menina estranha jamais seria temida, ela sofreria bullying. Sem mais. E que todos os problemas de relacionamento dela seriam resolvidos com uma pequena mudança de corte de cabelo. Mas de resto, eu gosto do anime (embora só tenha assitido à primeira temporada), não com aquela paixão que a maioria das pessoas desenvolveu por essa história, eu apenas gosto. O que eu mais gosto são as duas amigas da protagonista, que de início parecem que serão as vilãs, mas na verdade são adoráveis.
        xoxo
        Mallu

  5. Lukas 06/09/2011 às 21:24 #

    Mallu vc já sabe do filme de Usagi Drop??/ Queria tanto assistir!!! Tô vendo o anime!!

    • Mallu 06/09/2011 às 21:41 #

      hahah sei sim! mas não sei se já lançou… sabia que lançaria por esses tempos…
      eu estou acompanhando o anime e adorando!
      xoxo

      • FabrYuki 21/11/2011 às 19:26 #

        tem filme do usagi drop mesmo? bem quanto ao anime é otimo e como citei numa outra vez o noitamina é uma mina de bons animes, primeiro o que particularmente considero fatástico, sensacional, obra rara tokyo magnitude 8.0, e agora o leve e suave, mas de altissima qualidade usagi drop.

      • Mallu 30/11/2011 às 20:54 #

        Tem filme sim de Usagi Drop, mas eu ainda não consegui assistir…
        xoxo

  6. pers_core 07/09/2011 às 23:01 #

    Assim que eu estiver psicológicamente preparada eu vou ver com toda certeza, mas acho que vou ter que reservar alguns lencinhos! Parece ser daqueles animes que a gente fica dias e meses com ele na cabeça!

    Mallu, eu respondi as suas perguntas sobre Hanasakeru Seishounen pelo Twitter, mas já adianto que a resposta é sim, para todas as suas perguntas!

    XOXO

    • Mallu 07/09/2011 às 23:05 #

      Ah, desculpa Pers, eu não sei usar o Twitter direito e raramente entro…
      Mas obrigada por responder… e quanto ao seu sim…
      EBAA!!!!!!!!!!!! huahahahahaha

      Sim, fica muito tempo na cabeça, mas não de um jeito ruim, é bem tocante!
      xoxo
      Mallu

  7. pers_core 08/09/2011 às 18:17 #

    Mallu!! Eu disse que foi só um beijo, mas na verdade foram dois, a Kajika recebeu um beijo surpresa!!! Tinha me esquecido! Mais ainda assim é pouquinho, né? rsrsrsrsrsrsrs

    • Mallu 08/09/2011 às 20:23 #

      Muito pouco pros mil episódios da série :/

  8. Miguel 08/09/2011 às 19:47 #

    FINALMENTE terminei de assistir Tokyo Magnitude 8.0. No fim eu fiquei com uma cara de ‘hã?’
    O anime todo é muito bom mas eu só fui entender tudo direitinho depois de ler a parte em amarelo da sua resenha, Mallu kkkk!!!!!!
    Mas é um anime muito digno. Eu chorei igual a um bebê enquanto eu assistia a cada episódio.

    • Mallu 08/09/2011 às 20:24 #

      Eu chorei que nem criança na parte dos vasos, que eu falei
      huahahaha

      (fico feliz que alguém tenha lido a parte em amarelo e que tenha ajudado pra alguma coisa)

      • FabrYuki 10/10/2011 às 14:03 #

        sabe mallu, essa parte é mesmo muito forte e concordo contigo quanto a questao da sutileza. sabe quando começei a acompanhar TM8.0 nao imaginei que se tornaria tao dramatico, mesmo sabendo que tratava-se das consequencias de uma catastrofe natural. so imaginava que tinha encontrado uma obra rara, praticamente a materializaçao da minha imaginaçao, do que eu queria ver num anime ou numa serie de modo geral, nao pelo terremoto, mas pela essencia que é a questao dos relacionamentos, da convivencia entre pais e filhos, irmaos, amor desinteressado e genuino, com ja devo ter comentado outras vezes, e so estava na espectativa de que a mari, mirai e yuki chegassem em suas casas e reencontrassem suas familias. e como tambem comentei outra vez a sensaçao era de comoçao e frustraçao, pois vendo aquela cena dos vasos e na casa deles, nao dava pra aceitar o fato de o yuki nao poder estar la no lugar dele. mas sabe pessoal, apesar do que aconteceu TM8.0 é muito especial

  9. Lukas 08/09/2011 às 21:27 #

    e até parece que eu nn gosto de uns bons spoilers, eu sou o rei deles!!!! mallu queria perguntar onde que tá o resto dos redatoores do blog?

    • Mallu 08/09/2011 às 21:42 #

      Também amo uns spoilers, Lukas! hahaha

      Olha, os outros redatores foram tirar férias eternas no Caribe…
      Mentira.

      Eles são vestibulandos, então deixa eles…
      Mas eu to aqui… será que serve?
      huahahaha

  10. Miguel 09/09/2011 às 14:11 #

    Eu acho que o momento no anime que eu mais chorei foi quando a Mirai descobriu que o Yuki tava morto. Acho que eu fiquei mais abismado do que ela kkk

    • Mallu 09/09/2011 às 14:53 #

      Nessa hora eu nem chorei… acho que é porque já tinha percebido :/

      • Miguel 09/09/2011 às 15:45 #

        Só pra você ter uma noçãozinha de como eu sou lento kkkk. No começo do penúltimo episódio eu já tinha percebido que ele tinha morrido, quando ele perguntou “Maninha…e se eu estivesse morto?”. Mas eu só fui corar com a reação da Mirai e com o momento “flashback”.

      • Mallu 09/09/2011 às 18:48 #

        Liga não Miguel! Deve ter bastante gente que descobriu junto com você!

  11. Miguel 09/09/2011 às 20:41 #

    Agora eu preciso achar um anime novo pra assistir.
    Acho que já assisti a todos que você escreveu resenha kkk.

    • Mallu 09/09/2011 às 20:48 #

      Duvido! e aqueles que eu te sugeri da última vez?

  12. Miguel 09/09/2011 às 22:29 #

    Daqueles eu assisti Toradora e Vampire Knight.
    Tava pensando em assistir Ah! My Goddess, mas acho que são muuuuuuuitos episódios pra minha cabecinha kkk

    • Mallu 17/09/2011 às 00:01 #

      É longo mesmo…

  13. Nanda 11/09/2011 às 19:36 #

    Mallu, ainda não vi Tokyo Magnitude 8.0 mas to me programando p/ ver no final da semana que vem (to cheia de seminários e provas =\) eu assisti a 2º temporada de kimi ni todoke e nem sei o que dizer foi bem legal mas ao mesmo tempo decepcionante na minha opinião. Não foi bem uma decepção mas tbm não foi o esperado de todo anime shoujo.Mesmo assim assista se puder, talvez vc goste!!

    • Mallu 17/09/2011 às 00:02 #

      Kimi ni Todoke sempre é frustrante e decepcionante… por isso larguei o mangá…
      Mas que bom que vc vai ver Tokyo Magnitude, espero que você goste!
      xoxo

  14. thay 15/09/2011 às 17:39 #

    eu não assinti mas vou assistir agorinha! mallu seu blog é muito interresante! gosti! ;b

    • Mallu 17/09/2011 às 00:03 #

      Muito obrigada Thay!!
      xoxo
      Mallu

  15. Jubs-chan 18/09/2011 às 21:23 #

    MEU DEUS, MALLU. MEU DEUS, MALLU MALLU MALLU.
    Eu, sem querer mesmo, selecionei o primeiro parágrafo amarelo e OMG!
    Não acredito, não acredito, não acredito. DDDDDDDD:

    Só de lembrar os momentos de agonia que eu passei em ver aquele guri nos escombros… MALLU!!! T_____T

    • Mallu 18/09/2011 às 21:27 #

      … Pelo menos quando acontecer vc já vai estar emocionalmene preparada…

  16. Jubs-chan 18/09/2011 às 21:32 #

    Eu sou muito teimosa, também. Choro por QUALQUER coisinha e caio em cima logo dos animes de drama. u-ú

  17. FabrYuki 26/09/2011 às 19:15 #

    pois é mallu, fico contente por ter feito o post da serie completa, e ainda mais pelos seus e dos demais terem sido tao positivos, pois tokyo magnitude foi de fato uma serie unica pra mim, quando terminei de ver o primeiro capítulo, disse “essa, essa é a serie que eu tava procurando”, o designer, o cenario, o figurino, a dublaçao, foi meio que ver algo feito por mim mesmo, nao que me considere bom desenhista ou roteirista, mas foi um anime que praticamente contemplou com o que procuro em serie, sejam animadas ou nao.

  18. FabrYuki 26/09/2011 às 19:26 #

    sabe, é legal ver series que enfatizem temas como a relaçao entre pais e filhos, irmaos, amor desinteressado, genuino. e achei esse anime justamente quando procurava por animes com esse tipo de tematica e me chamou a atençao desde a sinopse sabendo que focalizariam em dois irmaos, numa historia realista, nada de superpoderes ou coisas mirabolantes demais, sendo que isso foi no começo de abril, sendo que o terremoto e tsunamis da vida real aconteceu um mes antes, e o fato de tratar-se de uma serie que teria como pano de fundo as consequencias dessa catastrofe natural fiquei ate suprerso, mas nao foi o principal motivo, mas sim pelos personagens e suas vivencias.

    • Mallu 26/09/2011 às 19:40 #

      Primeiramente, obrigada pelo seu comentário!
      Eu também achei a série sensacional, concordo com tudo o que você disse.
      Quanto à temática familiar, me agrada muito também. Uma pena que é tão difícil de ser encontrada em animes e doramas (já que, na maoria das vezes, são focados apenas nos jovens, que pouco convivem com a família ou moram sozinhos…)
      O anime veio antes do terremoto, acredito que se eu tivesse assistido antes da catástrofe ja teria ficado impressionada com o realismo, mas sabendo que aconteceu algo semelhante de verdade o impacto é muito forte. Na verdade, o anime estava na minha lista há tempos, e o trauma com o desastre me fez ficar afastada dele até pouco tempo… ainda bem que eu assisti.
      xoxo
      Mallu

  19. FabrYuki 26/09/2011 às 19:38 #

    quanto aos personagens todos sao otimos mesmo os secundarios, a dublaçao é algo caloroso. realmente gostei de todos, mesmo com a mirai tendo uma atitude rebelde de inicio, mas ela é uma menina que amadurece ao longo da trama, e que aquela pose era apenas uma mascara, criada por uma menina que nao tem reclamaçoes de questoes materiais, mas sim sentimentais, que sente muito a ausencia dos pais que estao sempre trabalhando, o que acaba gerando uma falta de comunicaçao, mas essa mascara vai sendo tirada aos poucos e vemos que ela é um doce de menina, de rapadura no começo, mas depois de cupuaçu com açai, e da pra perceber no flashback feito no ultimo capítulo que ela é uma filha maravilhosa e uma irma atenciosa.

    • Mallu 26/09/2011 às 19:51 #

      Quanto à Mirai, eu tenho que discordar um pouco…
      Eu não acho que ela fosse um doce escondido antes, e nem que os pais trabalharem é desculpa para ser revoltado e mal-tratar os outros (os meus sempre trabalharam, e eu nunca saí por aí sendo rebelse sem causa). Porque mesmo quando os pais estão em casa, nos raros momentos em família que deveriam ser preciosos, Mirai se mostra arredia e insuportável. A culpa não é de ninguém, apenas dela mesma por fazer questão de ser desagradável.
      Mas como eu disse no meu texto, as dificuldades da experiência que ela passou, a fizeram virar gente. Então ela muda, se torna uma pessoa diferente, entende? Pelo menos na minha opinião. O trauma fez ela mudar de atitude, principalmente com relação à sua família, passando a dar valor para coisas que ela ignorava. Ela amadurece e percebe o quão fútil era a sua postura anterior.
      XOXO
      Mallu

  20. FabrYuki 26/09/2011 às 20:08 #

    o yuki, bem, esse menino realmente é demais, posso dizer que ele é um pequeno herói, pois tudo o que ele fez, como voce mesma publicou, foi pensando em trazer alegria a todos, e mesmo com os pais serem meio ausentes em funçao do trabalho, mas ele valoriza muito a irma mais velha, e da pra sentir nas palavras o amor, carinho, respeito e admiraçao que ele tem pela mirai, e esse eu diria que é o ponto forte da serie, e que o passeio a feira de robos foi planejado por ele por causa dela, pensando nela. e momentos antes do terremoto acontecer ela se pergunta se algo bom vai acontecer na vida dela, bem, algo maravilhoso ja havia acontecido, e logo depois do tremor, ela foi atras daquela coisinha maravilhosa e tao preciosa pra ela. e ao longo de todo caminho o yuki sempre procurou animar a mirai, dizendo que quando chegassem em casa ele daria a parte do pudim dele, que visitariam o avô em hokkaido e tomariam um soverte bem cremoso, sabe, fico ate emocionado so de lembrar, no começo ela ficava irritada pensando que ele estava sendo negligente, que nao tinha noçao do que estava se pasando, natural ate porque ela ainda nao tinha conseguido entrar em contato com os pais, e o papel que devia que devia em teoria ser feito por ela estava sendo feito por ele, pois o que ele queria é que a irma nao ficasse tao preocupada e nao queria transmitir medo e inseguarança, pois queria que ela ficasse bem, pois o que ele queria era ir ver a ponte com ela, e agora mas do que nunca estar ao lado dela e ver o sorriso da onee-chan que ele tanto ama.

  21. FabrYuki 26/09/2011 às 20:19 #

    ja a mari, bem, digamos que ela é o nosso ponto de equilibrio, pois ela é viuva e tem uma filha pequena que quase nao ve, e digamos que a vivencia que a mirai e o yuki tiveram com ela e a mari com os dois, foi para que ambos conhecessem os dois lados, pra mari perceber o quanto a hina precisa dela, da presença dela, e para a mirai e o yuki perceberem que mesmo que os pais estejam muito ocupados eles sempre estao pensando neles e que tudo o que fazem é pensando neles.

    • FabrYuki 20/10/2011 às 20:41 #

      bem como ja comentei sobre os protagonistas tambem vale a pena falar sobre os personagens secundarios, que tambem sao otimos, bem bolados, a trama que envolve cada um, sendo que nenhum é esquecido seja nas cenas finais ou no encerramento:

      SEIJI E MASAMI: os pais dos personagens principais, que a priori pareciam meio frios e distantes, mas são típicos pais de família, visual e figurino ótimos, e todo esforço que fazem é pensando nos filhos que sao seus bens mais preciosos. Inclusive, a plantinha que a mirai, o yuki e o itsuki plantaram no começo foi um presente do pai deles.
      SR. E SRA. FURUICHI: eu diria que foi uma das partes mais fortes da serie, pois os dois netos que tinham vindo do interior foram vitimas do terremoto, mas que mesmo assim faziam o possivel para cooperar com os outros.
      AYA: colega de trabalho da mari, que apaerceu rapidamente no primeiro capitulo no mesmo trem qua a mirai, parece ser uma jovem adulta, autônoma e parece bem divertida.
      KENTO: digamos que seria com um yuki um pouco crescido, que é fascinado por robótica, alem disso ele e a sua familia já haviam sobrevivido a outro desastre, o pai dele aparece no final do capitulo do qual participa, ainda tem a mãe e a irma que é citada por ele.
      MAYU: é a melhor amiga da mirai, as quais ja se conhecem desde pequenas, é uma menina bem despreocupada, que também achei simpática e divertida, tem dois irmaos menores que sao gemeos e uma irma recem-nascida.
      YUKA: amiga da mirai que estuda piano e pensa que os pais nao gostam dela pelo de os achar rigidos demais quanto as aulas de piano e a escola.
      MEGU: colega de classe da mirai, menina traquila e aparentemente patricinha, a mae foi uma das vitimas do terremoto, na sua familia ainda tem o pai e o irmao mais velho.
      ITSUKI: é o melhor amigo do yuki, com quem sempre costuma brincar,é um menino bem extrovertido, ainda aparecem na serie a mae e a irma menor.
      HINA: a filha da mari, que ainda é pequena e inocente, que ainda esta começando a entender o que passa a sua volta.
      REIKO: é a mae da mari, que a ajuda a cuidar da hina, típica vovó.

  22. FabrYuki 26/09/2011 às 20:46 #

    quanto ao final eu meio que descobrir sem querer, mas nao queria aceitar, mesmo porque estava por volta do 5º e 6º capítulos quando fui querer baixar algumas imagens relacionadas a serie e vi algumas comprometedoras, e so ficava pensando “o que foi que fizeram?”,e nao pretendia ver nada sobre a serie como sinopses ou resumos ate te-la concluida mas as imagens acabaram sendo comprometedoras, pode parecer ridiculo, mas na quela noite cheguei a ir dormir chorando. parecia que nao queria aceitar aquela situaçao ficava pensando, “nao deve ser so um sonho da mirai ou coisa do tipo”, tanto que quando assisti ao 8º capítulo realmente parecia que estava se encaminhando para o que eu estava imagiando e queria acreditar que fosse, tanto que na noite seguinte fui dormir tao tranquilo, que quando estava a caminho de casa no interior, pensava “eles vao chegar em casa, vao entregar o presente da mae e fazer uma linda festinha”. mas ai dei proseguimento e quando terminou o 9º quando a mirai se separou da mari, era a mari quem estava com a mochila do yuki, ja ao longo do 10º ao longo do capitulo parecia que batia uma sensaçao angustiosa, e so queria pensar que se encontrariam com a mae e iriam visitar o pai se recuperando no hospital, mas ao final veio a bomba.

  23. FabrYuki 26/09/2011 às 21:00 #

    bem, e no ultimo capitulo estava em lagrimas, era um misto de comoçao e frustraçao, pois , nao fazia muito tempo que tinha visto hotaru no haka e hadashi no gen, e mesmo com tokyo magnitude abordar uma catastrofe natural, imaginava que teria outro fim, pra mim foi realmente uma das series mais emocionates e comoventes que ja vi, as vezes é ate meio dificil de descrever, so sei que dormi e acordei chorando, muito emocionado, ao longo dos meses cheguei a pensar em tantos finais alternativos, vez ou outra quando me lembrava meus olhos começavam a ficar marejados e me segurava para nao chorar em locais publicos.

  24. FabrYuki 26/09/2011 às 21:06 #

    os onze capitulos vi em torno de 7 dias se nao me engano, em virtude de compromissos como a universidade, cursos paralelos, dai eu via so um por dia, sem contar que fazia uma sessao diaria que incluia outros titulos como aishiteruze baby e pokemon, e sabe nao sei se perceberam mas ao final de tokyo magnitude 8.0, nasceram duas crianças, o terceiro filho daquela senhora que a mari ajudou la no 3º capítulo e a irma da mayu.

  25. FabrYuki 26/09/2011 às 21:20 #

    sem contar que o cenario reflete bem o estado de espirito das pessoas, como no começo do ultimo capitulo onde é mostrado uma fonte de agua que nao esta jorrando, e agua geralmente faz alusao a vida, fazendo uma referencia ao yuki, alem de um por-do-sol em uma cidade em ruinas, o que ja se refere ao estado emocional da mirai. e ao final vemos uma cidade em recontruçao, mas a torre de toquio permanece caida, assim como tambem vemos pessoas seguindo em frente, mas ainda com algumas feridas e cicatrizes. tambem é impressionante a quantidade de objetos e produtos relacionado a sapos, fiquei sabendo recentemente, que para os japoneses o sapo representa recomeço. e curioso que no quarto da mirai e do yuki tem dois sapinhos lado a lado, provavelmente fazendo referencia aos dois, e no 1º capitulo, quando eles estao se preparando pra dormir a gente ve que a mirai esta abraçando um sapo de pelucia e o yuki tem um outro menor.

    • FabrYuki 03/02/2012 às 13:30 #

      e pra manter a tradição, bem quanto ao cenario em que a trama se passa que é a cidade de tokyo, que é a cidade mais rica e populosa do planeta, sendo que no 3º capitulo a jornalista diz que cerca de 6 ou 8 milhoes de pessoas estariam desabrigadas ou caminhando de volta pra casa em função do metro estar danificado, sendo que na cidade de tokyo mesmo há cerca de 10 milhoes de habitantes e a megalopole 35 milhoes.

  26. FabrYuki 27/09/2011 às 16:00 #

    certa vez voce postou se perguntando se tem leitores de outros estados, bem, eu sou do norte do brasil, do segundo maior estado da federaçao, desde que nao haja divisao, ou seja o pará, residente na capital e numa cidade do interior, mas que ja é tida como regiao metropolitana. é isso.

    • Mallu 27/09/2011 às 18:01 #

      Que bacana, fico feliz que leiam meu blog em outros estados também,!

  27. FabrYuki 27/09/2011 às 22:16 #

    no inicio deste ano tokyo magnitude 8.0 vinha sendo reprisado pelo animax, mas em funçao da tragedia de março a serie foi suspensa, assim como outras tiveram capítulos censurados como foi o caso de tres capítulos de pokemon, e dificilmente volte a ser exibido tao cedo, uma pena para o maudo da animaçao, porem, muito mas compreensivel em face aos acontecimentos que ocorreram em virtude do terremoto seguido de tsunami.

    • Mallu 28/09/2011 às 13:18 #

      Sim, eu sei.

  28. FabrYuki 29/09/2011 às 01:23 #

    ola denovo, aproveitando que ainda estou acordado, ai esta o ranking das melhores series que ja postei em outros blogs, e o fato de estarem posicionadas numericamente nao significa que uma seja inferior, outra mais chata ou mais legal, mas sim que foram as que mais contemplaram o que eu procuro em series:

    1.TOKYO MAGNITUDE 8.0
    2.HADASHI NO GEN
    3.HOTARU NO HAKA
    4.CLANNAD
    5.KAREKANO
    6.AISHITERUZE BABY
    7.TONARI NO TOTORO
    8.CAPITAIN TSUBASA
    9.ASTRO BOY
    10.POKEMON
    11.MAJOR
    12.SLAM DUNK
    13.AZUMANGA DAIOH
    14.KERORO GUNSO
    15.TAMAYURA
    16.BINBOU SHIMAI MONOGATARI
    17.K-ON

    O 16º E O 17º AINDA ESTOU NUM IMPASSE QUANTO AS SUAS POSIÇOES E MAJOR AINDA PODE SUBIR ALUMAS POSIÇOES JA QUE AINDA ESTOU NO COMEÇO DA ULTIMA TEMPORADA.

    • Mallu 30/09/2011 às 15:12 #

      Hadashi no Gen, com certeza está entre as minhas favoritas também (embora eu prefira o mangá)

  29. FabrYuki 29/09/2011 às 21:52 #

    em 2009, segundo a revista animage tm8.0 ficou numa ingrata 15ªposiçao, sendo o grande vencedor higashi no eden, que digamos é carregado de uma critica politio-economica, compreensivel ter sido eleito o melhor levando em conta a situaçao do Japao na atualidade, nos ultimo ano o dominio foram de inazuma eleven e k-on, levando em consideraçao os ultimos resultados do futebol japones tambem é compreensivel, alem deles parecerem curtir muito musicais, e nomes famosos por aqui como naruto, bleach, pokemon, nem apareceram entre os 25 primeiros. ja vi essas series ou pelo menos boa parte delas (menos bleach), mas tm8.0 tambem é uma serie premiada sendo comtemplada com o premio excelencia na categoria animaçao no Japan’s Media Arts Festival. ja essas series todas ou boa parte(menos bleach), mas como ja citei, tm8.0 ainda é a que mais contempla o que procuro numa serie, claro que coloco isso nao menosprezando as outras que tambem têm suas qualidades.

    • FabrYuki 15/12/2011 às 13:00 #

      segundo o top do 2ch, que dizem ser o mais conceituado tokyo magnitude 8.0 ficou em 10º entre os melhores de 2009, bem melhor, mas ainda que acho que poderia ter sido melhor, pricipalmente levando em consideração alguns titulos que apareceram, mas o bacana nesse top também foi a presença de taishou yakyuu musume que conta sobre um time feminino de beisebol no japao dos anos 20, na animage apareceu cross game, que também fala de beisebol, mas em todos senti a falta de major que teve sua 5ª temporada exibida em 2009 e que para mim foi a mais eletrizante desse anime.

  30. thay 09/10/2011 às 16:31 #

    mallu não achei em portugues se souber de algum em portugues me avise!

    • Mallu 09/10/2011 às 21:43 #

      Descupa Thay, vi em inglês… se alguém nos comentários souber! ^^

  31. FabrYuki 10/10/2011 às 13:20 #

    voces podem achar em portugues no kanzen animes, hinata sou, entre outros

  32. FabrYuki 10/10/2011 às 13:22 #

    e a proposito, mallu, como voce conseguiu achar em ingles?

  33. FabrYuki 10/10/2011 às 13:23 #

    ja tentei baixar outros titulos por sites estrangeiros mas é terrível. a nao ser q voce viu on line.

    • Mallu 01/11/2011 às 22:58 #

      Oi FabrYuki, eu vi online sim! ^^

  34. thay 10/10/2011 às 21:35 #

    FabrYuki e mallu nesses sites tem em online?

  35. FabrYuki 17/10/2011 às 12:49 #

    bem thay, eu pelo menos prefiro baixar e assistir, mas se vc quiser ver online acho que no animes world acho q da.

    • thay 26/10/2011 às 18:29 #

      da sim mas agora eu estou assistindo ROMEO X JULIET muito legal, quando eu acabar de assistir vou assistir esse.

  36. thay 25/10/2011 às 16:52 #

    valeu

  37. FabrYuki 27/10/2011 às 12:24 #

    que bom

  38. FabrYuki 02/11/2011 às 22:42 #

    A dublação é uma das formas de atuação e arte que mais aprecio, as vezes ficava pensando se eu fizesse um filme fora do país, por exemplo, qual seria o meu dublador, eu particularmente sou admirador de atores como Fabio lucindo, Yuri chesman, Gustavo pereira, pelo menos os que costumam dublar personagens teens. E a dublaçao como devo ter citado em outros comentários é um dos pontos fortes de tm8.0, que contou com um elenco maravilhoso com profissionais que participaram de outras series muito conhecidas e que também estão entre as minhas tops,como ai nonaka (aya) que fez parte do elenco de clannad dublando fuko ibuki, assim como Hiroshi naka (seiji onosawa) e kikuko inoue (masami onosawa) que deram vozes respectivamente a noyuki okazaki e sanae furukwa, inoue também deu voz ao tsubasa jovem em capitain tsubasa de 2001. Miyuki sawashiro (itsuki) e eri kitamura (mayu) participaram de Angel beats, que eu ainda não vi, mas é muito bem conceituado, miyuki também fez uma participação em Pokémon dp, dublando mai no ep 168, que inclusive tenho no meu acervo, outra em keroro gunso, entre outros. Fiquei surpreso quanto takeshi aono (Sr. Furuichi), que participou dos dois filmes de hadashi no gen, no 1º deu voz a eizou e no segundo ao professor de gen e ryuta, alem de clannad, cowboy beebop, dragon Ball, inuyasha, naruto,etc. E claro, temos o elenco central, vozes marcantes pra mim, com satomi hanamura (mirai), yumiko Kobayashi (yuki) e yuko kaida (mari). Bem satomi não tem muitos trabalhos em comparação com as demais, pelo menos pelo que chequei participou de mushishi, alem de 5 Centimeters Per Second, que é um do qual estou a fim de ver mas não sei se há em algum site descente pra download, uma linda voz, já yuko kaida tem trabalhos em series bem conhecidas como Pokémon advence, 1º filme do naruto, uma breve participação em Higashi no éden, antecessor de tm8.0, alem de Taisho Baseball Girls, que assistir recentemente e muito legal, que também contou com a participação de eri kitamura, e fechando o elenco central, yumiko Kobayashi, outra voz sensacional, da qual tenho procurado e visto outros trabalhos como, yakitake japan, so que este não esta disponível completo em nenhum site, the Prince of tennis, Pokémon, Pokémon advence, e Pokémon bw, onde da voz a quarta líder de ginásio kamiture, pelo menos foi o que chequei, também Love hina, keroro gunso, naruto, onde dublou nawaki, o irmão da hokagi, uma das melhores dubladoras, e se tivesse ou se tiver por que não de lançar um produção de animação, a escalaria como dubladora do meu ou da minha protagonista, não apenas yumiko, mas também satomi, yuko, sendo que todo elenco éde primeira categoria. E por fim não podemos nos esquecer de Christel Takigawa, ancora da Fuji TV que como vocês devem ser conhecedores dublou a si mesma.

    • thay 04/11/2011 às 19:58 #

      wow quanta coisa, só que ñ é mai é may com “y” tá bom.

  39. FabrYuki 10/11/2011 às 23:14 #

    nesse caso thay é “mai” mesmo, pois levei em consideraçao os nomes usados no japao, e a may(haruka) foi dublada por kaori, enquanto que miyuki sawashiro que deu voz ao itsuki dublou a mai, que como ja mencionei é uma menina que apareceu no capítulo 168 da fase diamante e peróla.

    • thay 12/11/2011 às 19:54 #

      haaa sim desculpe-me não tinha enteditido muito mas agora lendo novamente percebi sim desculpe-me novamente.

  40. FabrYuki 17/11/2011 às 09:37 #

    sendo o japao provavelmente o país que mais produz animaçoes no mundo, é realmente de se esperar que sua escola de dubladores seja uma das melhores senao a melhor, e a dublaçao de tm8.0 como ja devo ter citado outras vezes é uma das mais bem feitas. e claro que aproveitando o momento, a escola brasileira também considero uma das melhores, sejam estudios paulistas ou cariocas, se bem que especificamente para animes sou um pouco mais para os paulistas.

  41. FabrYuki 15/12/2011 às 13:02 #

    Vocês já viram um anime chamado soredemo machi wa mawatteiru, pode ser coincidência, mas a protagonista que é a hotori lembra um tanto a mirai, que curiosamente também tem um irmão menor bem parecido com o yuki, no caso o takeru.

    • Mallu 18/12/2011 às 16:13 #

      Nunca assisti, FabrYuki…

  42. FabrYuki 19/12/2011 às 12:24 #

    ao contrario de tm8.0, soredemo machi wa mawatteiru é uma comédia, bem divertida, pelo menos ate onde já consegui assistir, a hotori e o takeru tem mais uma irmã menor, o anime é de 2010 e o mangá de 2005, e a exemplo de tm8.0 que é de 2009, ficou muito bem conceituada entre as series exibidas no ano passado.

  43. FabrYuki 22/12/2011 às 01:52 #

    minha ressalva é que enquanto em tm8.0 a mirai e o yuki são persoangens centrais juntamente com a mari, a hotori é a protagonista e o takeru é secundário, e eu particularmente acho muito mais atraente e gostoso de assistir quando os protagonistas são irmãos do que namorados, apesar de que soredemo machi wa mawatteiru não seja necessariamente um romance, mas uma comedia que trata de uma adolescente estabanada que gosta de historias de detetives. Mas eu também curto romances, é apenas uma questão de preferências.

  44. FabrYuki 05/03/2012 às 20:04 #

    A cerca de um mês deu no jornal hoje que estavam fazendo um super-treinamento em Tóquio em virtude de ainda existir uma grande possibilidade de um terremota de magnitude superior a 7.0 atingir a cidade, cheguei a pensar que essa possibilidade havia diminuído depois do ocorrido ano passado, afinal Tóquio foi atingida mesmo que indiretamente, sendo o nordeste do país o mais afetado.

  45. FabrYuki 14/03/2012 às 17:54 #

    Bem, já faz um ano desde o terremoto seguido de tsunami, e a relação entre tokyo magnitude 8.0 e o acontecido, certamente nenhuma, a não ser o fato da serie tratar da probabilidade tal acontecimento, mais especificamente na cidade de Tóquio. Os japoneses parecem ter voltado a sua rotina faz tempo, claro que também tiveram suas perdas, traumas, mas parecem estar se reerguendo.

  46. FabrYuki 14/03/2012 às 17:55 #

    Foi ate uma surpresa, cheguei a pensar que tivesse sido na China, pois uma semana antes houve um terremoto de grande magnitude por lá também. Quanto a nós, vale nossas orações e torcida para que eles realmente possam superar tudo isso, e mesmo que não pareçam transparecer os sentimentos como nos brasileiros, que tenham o consolo e amparo necessário.

  47. FabrYuki 16/03/2012 às 12:01 #

    Claro que também não podemos nos esquecer que aqui mesmo no Brasil passamos por algo semelhante, não na mesma proporção, mas mesmo assim houveram perdas significativas, que foram nos deslizamentos na região serrana do Rio, alem de enchentes em vários lugares pelo país, e enquanto no Japão consertaram uma estrada em uma semana, um aeroporto em um mês, aqui no Brasil algumas pessoas ate pouco tempo atrás ainda estão em abrigos e alguns políticos das cidades mais atingidas foram cassados por mau uso do recurso que estava sendo repassado, daí vale nossas orações, torcida, apoio, ajuda, seja o que for, pois se os japoneses estão conseguindo, não é possível que também não consigamos, e melhor ainda poder se prevenir.

  48. FabrYuki 22/05/2012 às 11:34 #

    As autoridades japonesas tinham a expectativa de que em 5 anos já conseguiriam se recompor dos estragos do terremoto seguido de tsunami do ano passado, mas parece que com esse prazo pode ser reduzido para apenas 2, levando em consideração a velocidade das obras.

  49. FabrYuki 22/05/2012 às 11:39 #

    Claro que não podemos ver so pelo lado da infra-estrutura, afinal existem outros fatores como o entulho, que é muito, alem de que muitas pessoas que viviam na região mais atingida são produtores rurais, e pelo menos numa entrevista de um senhor poucos meses depois do ocorrido, disse que não sabia o que seria dali pra frente, qual seria a posição do governo quanto a isso.

  50. FabrYuki 22/05/2012 às 11:42 #

    A cerca de 2 meses foi sentido um tremor em Tóquio, chegaram a cogitar que fosse um terremoto de grande magnitude, que segundo os estudos tem 70% de ocorrer nos próximos 4 anos, mas graças a Deus não foi nada demais.

  51. thay 02/06/2012 às 14:36 #

    nesses dias eu assisti esse anime e achei chocante e emocionante, principalmente nos últimos episódios.

  52. FabrYuki 06/02/2013 às 16:34 #

    so pra variar vai, bem, no final do ano passado vcs viram as noticias sobre montes claros em Minas Gerais, a cidade foi abalada por tremores de magnitude 3.5 e 3.0, e isso ja havia acontecido alguns meses antes.

  53. FabrYuki 06/02/2013 às 16:38 #

    so que no caso de Montes Claros, nao foi por causa do choque de placas, mas sim por que no subsolo do municipio existem cavernas, e um deslisamento de terra pode acabar ocasionando isso, algumas casas ficaram seriamente danificadas mas vale lembrar que elas nao foram construidas para suportar abalos sismicos, ja que nao sao muito corriqueiros na nossa realidade, mas claro que podem acontecer vez ou outra, mas nada de um magnitude 8.0.

  54. FabrYuki 06/02/2013 às 16:42 #

    um fato lamentavel que passou na tv recentemente foi sobre as vitimas dos deslizamentos no rio de janeiro, dois anos depois do ocorrido nenhuma das familias receberam suas casas novas, e vale lembrar que as prefeituras dos municipios atingidos receberam uma ajuda do governo de cerca de R$ 700 milhoes E QUASE NADA FOI FEITO.

Deixe um comentário

