Black Bird 9

27 jul

Oi!!^^

  Ontem eu recebi o meu volume 9 de Black Bird, da VIZ. (Black Bird também sai no Brasil pela editora Panini). Eu decidi fazer alguns comentários sobre esse volume, então o texto terá spoilers.

  Todo mundo sabe que eu gosto muito dessa série (apesar de todos os problemas que ela tem), e eu comentei até o volume 8 nesse post aqui. Depois do final épico do volume 8, quando Misao e Kyo finalmente fazem amor (e eu achei a cena muito bonita) eu estava esperando ansiosamente pelo volume 9.

  Eu gostei do começo do volume. Tivemos uma cena bastante terna, da manhã seguinte à primeira noite deles, e o surgimento de novos conflitos após a perda da virgindade da “Senka Maiden”. Mesmo não sendo mais virgem, Misao ainda possui os mesmos poderes de antes, o que faz com que ela ainda seja alvo de ataques. Temos também um clã (que eu não tenho certeza qual seja, se alguém lembrar, me avise) discutindo que ainda tem uma chance de obter a Senka, afinal eles possuem o Senka Roku completo (e o final não parece ser nada bom para a nossa heroína). Temos também problemas internos no clã dos tengs, já que todos querem o sangue milagroso da esposa de seu líder.

  Além de tudo, começam as discussões sobre o amor que Kyo sente por Misao, e o quanto isso os coloca em risco. Entra também o previsível (e chatérrimo) conflito do “não podemos nos tocar mais”, além de uma interessante trama que está sendo arquitetada por um clã ainda desconhecido, que utiliza humanos sob possessão para atacarem a Senka, gerando uma situação “com reféns humanos” que está torturando a nossa protagonista.

  Apesar de todo esse desenvolvimento promissor, eu acho que o volume 9 caiu de nível com relação aos volumes anteriores simplesmente pela imaturidade da autora. Mesmo com o andamento da história interessante, ela conseguiu estragar esse volume deixando a personalidade dos protagonistas totalmente doentia. Depois de uma cena de amor linda no final do volume 8, temos um Kyo que afasta a mão de Misao (sob a desculpa de que ele não quer ser tentado por ela), e uma Misao que chora NO ONIBUS porque seu amado não quer mais tocá-la (ela entende que ele não pode ficar com ela novamente, mas ela age como se ele não quisesse fazer, e se tortura por isso).

  Como se não bastasse, toda essa tensão da falta de toque entre os protagonistas (que contagia os leitores acostumados com pelo menos um beijo por capítulo) culmina em uma cena terrível no último capítulo, onde Kyo ESTUPRA Misao. Sim, ele estava bancando o vilão, em uma atitude autruísta de ficar com toda a responsabilidade sobre as vidas humanas destruídas, porque ele é o demônio malvadao e bla bla bla. Mas na verdade, essa cena serviu apenas para saciar a personalidade da autora, que desde os capítulos iniciais estava se rasgando de vontade de inserir um estupro na história. E precisava? Mesmo? Não consegui ver nenhuma função real para essa cena, foi apenas uma tentativa de fanservice que funcionou como um desserviço para mim.

  A cena não foi violenta (como se imaginaria que fosse um estupro), não foi tórrida como a explosão de paixão que eu estava esperando depois da bobagem do “não nos tocaremos mais”, não foi terna e romântica, ou seja, não foi nada além de desnecessária. O pior de tudo foi ter que aguentar o protagonista dizendo “eu estou transando com você contra a sua vontade, porque você não foge e parece tão feliz?”. Kyo falaria isso? E outra, como assim contra a vontade dela se Misao passou o volume inteiro chorando e implorando para se unir à Kyo novamente?

  Em resumo, não gostei. Mas não posso dizer que fiquei surpresa. Acho que a Kanoko Sakurakoji estava só esperando seu editor ir tomar um café para fazer uma cena dessas… Gostaria apenas que ela se redimisse e desenvolvesse bem as tramas iniciadas nesse capítulo, e que cenas inúteis assim não se repitam (duvido né?).

XOXO

Mallu

33 Respostas to “Black Bird 9”

  1. pers_core 27/07/2011 às 22:01 #

    Como é? Estupro concedido (se é que isso é possível)!!!! Kyo é muito meigo pra fazer algo assim! Mas de qualquer forma já transaram duas vezes o que será que vai acontecer com a Misao?
    XOXO

    • Mallu 27/07/2011 às 23:31 #

      Aai, pior que existe muito disso nesses steamy shoujos por aí, Pers…

      Então, eu também fiquei pensando nisso, porque até agora não aconteceu nada com ela, ela até conserva os mesmos poderes de antes…
      xoxo

  2. Jeane 28/07/2011 às 10:02 #

    OI,Mallu!
    ESTUPRO?o KYO?
    Nossa,depois do volume 8 achei esse meio decepcionante…
    Então eu acho que so vai acontecer algo com a Misao se ela engravidar,não era isso?

    • Mallu 28/07/2011 às 14:34 #

      Eu também estou achando que o problema é a gravidez, Jeane (pelo menos é o que faria sentido).
      E outra, essa cena do estupro foi tão deslocada sabe? Foi realmente desnecessária…
      xoxo

  3. Jeane 28/07/2011 às 16:31 #

    Do jeito que esta,eu duvido que a Kanoko Sakurakoji coloque algo com um pouco de sentido…*ainda inconformada com o estupro*

    ““eu estou transando com você contra a sua vontade, porque você não foge e parece tão feliz?”. Kyo falaria isso?”
    O Kyo NUNCA falaria isso!!ele gosta de fazer ela meio que sofrer de fez em quando,mas são coisas bem inocente como no caso do chocolate e não desse jeito sombrio…

    • Mallu 28/07/2011 às 22:03 #

      Exato! Foi a mesma sensação que eu tive!
      Teve também aquela cena, não lembro em qual volume, que ele prente ela no chão pelo colar e tenta mostrar que uma vez não seria o bastante. Eu também não gostei daquela cena porque não senti a paixão, mas não foi tão ridícula quanto essa.
      (porque o Kyo não foi fisicamente violento com ela, mas ficou falando essas coisas estranhas… foi uma cena tão deslocada…)

  4. pers_core 29/07/2011 às 19:05 #

    Falando em mangá Mallu, eu li Wanted e adorei! Valeu pela dica!

    • Mallu 29/07/2011 às 19:10 #

      Magina! Wanted é uma graça, né?

      • Pers 31/07/2011 às 18:40 #

        É sim, a única coisa é que eu queria mais!

  5. L Kuchiki 17/08/2011 às 08:25 #

    Gostei muito do seu blog, é a primeira vez que o vejo (:
    Vou comprar o volume 08 de Black Bird ainda, tenhamos fé de que o proxima se saia melhor 😀

    • Mallu 17/08/2011 às 20:49 #

      Obrigada pelo seu comentário! Que bom que gostou do blog, volte sempre, viu?
      xoxo

  6. Rana Croft 17/08/2011 às 12:11 #

    Nasss’ Eu sou apaixonada pela história, agora vem isso? Estupro? Realmente, agora vejo que boas histórias podem chegar em um tempo de declínio. Fanservice? Tenho medo de que fans a mangaká está direcionando a publicação… Mas eu acho que não foi o editor que fez isso não… Apesar do volume 6 Kanoko demonstrar a pressão da editora para publicar as histórias dela… Atualmente a coisa tá feia no Japão por causa do erotismo etc…
    Uma coisa que me revolta ainda mais, é que o mangá era base do romance do meu namoro xD Medo agora, ( Eu chamava meu namo de Kyo e ele me chamava de Misao).
    Realmente se vai continuar assim, esse será um mangá que sairá mais cedo da minha prateleira

    • Rana Croft 17/08/2011 às 12:12 #

      *estante de livros xD

    • Mallu 17/08/2011 às 20:51 #

      (olha, acho que depois dos últimos acontecimentos vcs não vão mais se chamar assim não… huahaha)
      E esse lance do erotismo, desde sempre nas produções japonesas exisem uns fetiches estranhos… cabe a cada um decidir até que ponto isso é ofensivo ou não…
      Obrigada pelo seu comentário, Rana
      xoxo

      • Rana croft 18/08/2011 às 13:30 #

        D: Mas o problema é a história neh! Digamos que agora eu penso como o irmão do Kyo agiria com a Misao u.u Ele protegeu ela da morte… xD

  7. Rana Croft 18/08/2011 às 16:09 #

    Acabei de comprar o mangá 8…. Li, maravilhoso… Mas depois que fui ver que é no nove ‘-‘ realmente estou esperando com muito entusiasmo

  8. Valéria Fernandes (@Shoujofan) 28/08/2011 às 01:30 #

    Como eu escrevi no comentário do meu blog, eu não considero aquilo um estupro… Misao não se sente estuprada, ela está feliz da vida porque ele está com ela de novo. O próprio Kyo não consegue estuprá-la. Aliás, acho que o problema é maior: Raikoh tinha que ter morrido no volume #7. Onde está o sho quando precisamos dele?

    Mas foi um volume fraco. Sakurakoji conseguiu emplacar um sucesso, mas ainda tem muito o que aprender… Temos pelos próximo volume.

    • Mallu 28/08/2011 às 16:38 #

      Primeiramente, é uma honra ter você aqui no blog, Valéria!
      E eu concordo com você, eu realmente pensava que o Sho fosse agir de alguma maneira depois do que aconteceu com Misao. Como assim, ele apenas se conformou em perder o posto de líder do clã? Não me convenceu. E se ele matasse o Raikoh seria a maior alegria, porque ele é totalmente mala.
      Justamente por Kyo não estruprá-la de verdade, e por Misao não se sentir estuprada que a cena ficou ainda mais deslocada… achei o falso estupro muito desnecesário…
      Obrigada pelo seu comentário,
      Gabi N.

  9. Cristiane 29/08/2011 às 21:25 #

    oi oi oi me chamo cris e adoro o manga black bird eu nao sou muito ligada em shoujo manga mais por um milagre estou adorando este nao deixo de comprar eu coleciono muitos e fico sem dinheiro -.- normal eu comprei oitavo volume e adorei achei fofo e um tanto quanto picante.depois de ler o oitavo estou anciosa para ler o nono por isso estou aqui adore a pre-via do nono volume que voces comentaram me deixou um pouco menos anciosa muitos beijinhos para todos voces que comentaram este volume continuem assim tchauzinho a gostaria de saber se voces curtem magas para meninos? pois eu adoro…

    • Mallu 29/08/2011 às 22:02 #

      Então Cristiane, eu não sou muito ligada nessas coisas de “para menino” e “para menina”, eu gosto de mangás de todos os gêneros, contanto que a história seja boa.
      Obrigada por ter gostado do post.
      Mallu

  10. Dân 05/09/2011 às 23:05 #

    Mallu tem muita diferença na historia dos mangas fornecidos pela panini e pela VIZ ? porque eu só leio o que é fornecido pela panini e to louca pelo vol 9 e aqui só sai daqui a um mes –‘

    • Mallu 05/09/2011 às 23:25 #

      Não não Dân, de forma alguma! Não existe diferença nenhuma, na verdade.
      Black Bird é um mangá japonês que saiu em outros países. A VIZ é a edição americana, e a da Panini é brasileira.
      Podem existir diferenças de tradução, porque isso é muito pessoal e depende do tradutor, mas como são traduções da mesma obra, o conteúdo é o mesmo.
      Eu acompanho a edição americana porque ela saiu primeiro, e eu já estava acompanhando quando o mangá foi lançado no Brasil, então não parei de comprar o mangá dos EUA.
      Agora, o que existem são diferenças na qualidade física do mangá. A VIZ (e a maioria das editoras de outros países) imprime seus mangás em um papel melhor, e com melhor qualidade de impressão.
      xoxo
      Mallu

  11. Nanda 06/09/2011 às 13:19 #

    Td bem, depois de ler tudo isso eu vi que estou bem desatualizada .. já aconteceu td isso em Black Bird e nem sabia =/..Ahh como se tornar adulto complica tudo viu oskopsksok.Que saudade dos meus tempos de escola ( aula de manha e animes e mangás o resto do dia)
    Mas nada que eu não possa resolver, acho que tenho muitos volumes de Black Bird p/ comprar Hehe!!!
    e ahh Mallu to adorando esse blog, seus posts são muito bons e me atualizam muito.
    Agradeço de s2

    • Mallu 06/09/2011 às 20:01 #

      Ué se na minha escola desse pra fazer isso minha vida teria sido muito mais fácil! Colegial integral é o inferno na terra! huahahahaha
      Muitíssimo obrigada pelo carinho, Nanda! Espero continuar te agradando!!
      xoxo
      Mallu

  12. mab 07/10/2011 às 14:44 #

    muito bom o blog!!^^
    adoro o jeito que vc escreve!!!:)
    falando do mangá eu já esperava que a autora fosse ceder aos seus desejos macabros rsrsrsr o problema é que ela “viaja”e acaba fazendo as coisas de um jeito muito deslocado,e estupro ninguém merece,já basta os fetiches japoneses serem bem estranhos(a exemplo de mangás guru 😦 ) mas nos resta ter esperança de que ela bata a cabeça e volte ao normal!^^(no sentido figurado claro):)e que misao e kyo parem de sofrer tantoooo!^^
    um abraço!!!!e ótimo blog!

    • Mallu 08/10/2011 às 14:02 #

      Muito obigada mab!!

      Concordo com tudo, tudo o que vc falou, é exatamente o que eu penso!
      (E vc quis dizer gore, né? Que eu também acho uma coisa pavorosa)

      Volte sempre, viu?
      xoxo

  13. Sara Monteiro 08/10/2011 às 13:43 #

    Oww mais de certa forma eu acho que a Misao nem se importaria de ser “Estrupada” Pelo Kyo – se ver bem na imagem do post xD – E eu muito menos viuu…Sabe deve ser porque a Misao estava se sentido mau, com as mortes dos humanos,e ele fez isso para dizer algo do tipo : _Você não está aqui porque quer…Mais sim porque eu sou um Ayakashi e voce é a Senka – tipo uma frase que ele diz algo do tipo – Que ele era o predador e ela a presa – Uii seii lá =D isso dá uum toque de sensualidade o Kyo dessa formaa … Mas realmente o Kyo nunca ia ter relações sexuais se a Misao não quisesse, isso todos nós já sabemos…Mas acho que ela teve seus motivos pra por essa cena né, e sabe gosto muito do trabalho delaa *O* – nem me importei muito com isso =x até pq se fosse comigo ele poderia fazer o que quisesse uii kkkkkkkkkk brincando’ haha =D

  14. Sara Monteiro 08/10/2011 às 13:47 #

    mal*

    • Mallu 08/10/2011 às 14:24 #

      Então Sara…
      Claro que Misao não ficou revoltada (muito pelo contrário, ela gostou bastante), mas pra mim esse foi o problema. Se ela queria e ele queria, ótimo, porque não fazer de outra forma, entende?
      ( E sim, foi a intenção mesmo de Kyo, tirar toda a culpa pelas mortes dos ombros de Misao, ele não é um estuprador, ele não quria violentá-la.)
      Mas esse negócio de estupro conscentido é fetiche (para muitas mulheres, inclusive), não cola comigo, e para mim é uma desculpa muito comum para os homens que realmente tem a intenção de agredir a mulher, do tipo “ela disse que não mas eu sabia que ela tava querendo”. Isso é machista, misógino, criminoso e nojento.
      Eu sei que muita gente não viu dessa forma, mesmo porque não era a intenção de Kyo. Mas eu fui contra a cena porque para mim ela remete muito à esse tipo de violência que é séria e acontece, não deveriamos brincar com isso. Mesmo porque existem revistas mais sensuais, com histórias shoujo bem picantes onde não seria espantoso ver uma cena dessas, mas Black Bird sai na Betsucomi, que apesar de ter as suas séries quentes (Hot Gimmick!, que também é uma série complicada que eu amo saiu lá) tem um público amplo, desde meninas mais novas até jovens mulheres. Imagina o quão pode ser nocivo se elas (principalmente as menininhas) pensarem que é normal que seus namorados as tomem a força???? (Em pleno século 21!!!)E, como já disse antes, a cena foi desnecessária.
      Eu discordo e não acho que a autora tenha motivos para colocar essa cena, ela simplesmente “cedeu aos seus desejos macabros” como disse a nossa amiga comentadora Mab. E creio que isso seja fruto da imaturidade dela como autora. Foi puro fetiche, mas um fetiche que eu considero bastante perigoso, porque ele está na linha tênue entre a intimidade de um casal e a subjugação das mulheres. Mas como todo fetiche, é muito pessoal, tem quem goste e ache a coisa mais sensual do mundo. Eu me contento bastante com homens de uniforme e de óculos ^^ (e acho que “pegada forte” e violência são coisas beeem diferentes, mas vou parar de falar por aqui que já estou sendo muito repetitiva).

      E sobre seu outro comentário, eu estou enrolando eternamente para ler o volume 10, que fica me encarando na minha mesa há uma semana. Acho que Black Bird perdeu sua atmosfera viciante depois da primeira transa dos protagonistas, pelo menos pra mim. E não posso dizer que estou muito surpresa, afinal a série estava caminhando para isso mesmo…

      XOXO
      Mallu

      • Sara Monteiro 10/10/2011 às 19:01 #

        Uhum entendi que c disse e tem razão mesmo – uuh essa cena eu li e me passou meia que despercebida – neem prestei atenção muito nos detalhes uahuah =D maiis isso é verdade mesmo – Mais eu achei sensual – não pq o kyo ia abusar dela – mais por outra coisa (6) kkkk =D aah menina to esperando só o ultimo volume sair – TO ANCIOSA E COM MEDO’ Depois q eles tiveram relações sexuais – pensei que ficaria chatoo – o pior é que não ficou – ficou aindaa melhoooor *—*

  15. Thay Li 16/02/2012 às 15:49 #

    Eu li o post de vc sobre a avaliação que vcs fizeram de Black Bird e achei ele muito fofo e emocionante *.*!! por isso vou colecinar a série… vcs sabem me dizer quantos volumes totais tem a série e se ela ja esta concluida?!!

    Ps: concordo, com vcs… algumas cenas são desnecessarias para o estilo do mangá, eu como qualquer garota que gosta de shoujo, uma cena de amor é muito esperada, mas cenas com violencia sexual e no minimo uma agressão para nos leitoras.

    • Mallu 16/02/2012 às 22:48 #

      A série ainda está em andamento no Japão, embora a autora tenha dito que já está no arco final da série! Vamos esperar pra ver!
      Obrigada por ter entendido o meu ponto de vista! XD
      xoxo
      Mallu

Deixe um comentário

