Mahou Shoujo Madoka Magika

4 jul

OI!!^^

  E ai pessoal, o que começaram a ver nessas férias? Já estão se descabelando pelos novos animes da temporada de verão? Que coisa bonita o desespero da nação otaku! Viram os épisódios finais da temporada de primavera? Mas antes de falar na nova temporada, não é bacana dar uma conferida na temporada de inverno e ver se não deixaram passar nada? Por exemplo, o melhor anime da década? Vocês assistiram Mahou Shoujo Madoka Magika?

  Eu demorei para assisti à Mahou Shoujo Madoka Magika pelo simples fato de ser UM MAHOOU SHOUJO. Falando sinceramente, eu não sou uma grande fã de Mahou Shoujo… Mas o anime de Madoka gerou um tumulto tão grande na internet que eu não resisti e fui conferir a série. Ainda bem.

  O anime tem 12 episódios. E eu não consegui parar de assitir enquanto não acabou. Mas não pensem que é mais uma daquelas séries loucamente viciantes, somente por serem viciantes (oi Black Bird). É impossível parar de assitir Madoka porque tem uma história original, extremamente bem contada! Há muito tempo que eu não assistia um anime novo assim (ahã, a indústria está bem morta sim! Ou se estava, ressuscitou com Madoka!).

  Mahou Shoujo Madoka Magica não é um mahou shoujo comum. Nada em Madoka é comum. O anime é uma desconstrução total do seu próprio gênero que, creio eu, não será o mesmo depois de Madoka. Eu não vou dar spoilers dessa vez. Porque eu quero que todo mundo assita Madoka e se surpreenda na mesma proporção em que eu me surpreendi.

  Logo nos primeiros segundos do anime, estamos dentro de um sonho (é um sonho comum, um sonho profético ou uma memória?). Depois somos apresentados para a situação padrão: menininhas estudantes bonitinhas, entram em contato com seres estranhos e “por acidente” descobrem a existência de magia. Temos tudo o que se tem direito em um mahou shoujo, até um bichinho pseudo-fofo. Mas aí que começa a ficar estranho…

  O bichinho que deveria ser “A” coisa fofa da história é apavorante. Não dá para ter a mínima idéia do que ele seja. Além de que ele não mexe a boca para falar, e sua cara está permanentemente congelada em uma expressão… inexpressiva. esse é o Kyubey (e parabéns se você, leitor corajoso, não ficou com medo dele em nenhum momento).

  Kyubey faz então uma oferta à nossa protagonista Madoka e a sua amiga Sayaka (girl power): elas podem se tornar garotas mágicas. Para isso elas deveriam firmar um contrato com ele. Elas ganhariam poderes mágicos e teriam que lutar contra as bruxas e, em troca, teriam um desejo realizado. Não importa qual desejo fosse esse, mesmo se fosse um milagre ele seria realizado.

  E é a partir daí que começa um dos grandes questionamentos da série (um dos, porque Madoka é uma coisa linda maravilhosa e revolucionária). O que você faria por um desejo? Você arriscaria a sua vida lutando contra criaturas extremamente perigosas em troca de um único milagre? E quando eu digo extremamente perigosas, eu estou falando sério! Risco de vida mesmo! Esqueça tudo o que você se lembra sobre os vilões de mahou shoujo… Lembra das fofíssimas Clow Cards?? (ok, eu sei que elas não eram exatamente as vilãs, mas vocês entenderam).

  Eu não vou falar mais, porque não quero estragar a diversão de ninguém. Só saibam que Mahou Shoujo Madoka Magika é um anime diferente de tudo o que você já viu. Parece que o único clichê que eles não conseguiram destruir foi o de a protagonista ser a personagem mais sem sal do anime…

  Eu só preciso ressaltar alguns pontos aleatórios (ou seja, a parte séria do post para por aqui)…

  Akemi Homura, essa história é sua. Você é linda e diva, e a Mallu te ama (em qualquer momento do seu loop temporal)

  Mami, você é um saco. Mas as suas armas são SENSACIONAIS! Com certeza a coisa mais legal, linda e poder do anime.

 

  Eu amei os cenários ficção científica high tech, e amei muito a estética utilizada dentro do labirinto das bruxas. Mas o que eu mais amei foi O ENCERRAMENTO SER UMA MÚSICA DAS LINDAS DO KALAFINA!

  Segue o encerramento incrível, com a música Magia, do Kalafina.

  Eu não gostei da abertura. Eu entendi que aquele clima shoujo ai, além de toda aquela fofurice eram só pra causar mesmo, já que não tinham nada a ver com a série. Mas mesmo assim eu não gostei.

  E vale lembrar ao povo retardado que fica fazendo fanarts estranhas que MAHOU SHOUJO MADOKA MAGIKA NÃO É SHOUJO AI! Não existe nenhum relacionamento shoujo ai no anime! As meninas são amigas!

  Lembrando que eu não tenho nenhum problema com fanarts (na verdade amo, tanto que no blog eu criei uma página para expor fanarts dos leitores). Não tenho nenhum tipo de preconceito contra animes shoujo ai (na verdade tem muitos que eu gosto bastante, como o brilhante “Oniisama e…”). Eu só tenho problemas com gente que vê o que não existe. Ou que perde tempo inventando coisas sobre Madoka Magika, que é um anime perfeito e que dá margem para muitas discussões reais, logo não vale a pena criar coisas que não estavam ali (isso porque eu sou fujoshi e amo encontrar margem para um “romance proibido” nas histórias. Mas Madoka não deixa espaço para isso).

Mami (a mimimi); Homura (diva, a "senhora do destino"); Madoka (a protagonista sem sal); Sayaka (cheia de atitudeno começo, que virou mimimi depois); Kyoko (a segunda melhor personagem do anime)

  E para quem quiser ver análises melhores do que a minha sobre essa obra incível, eu recomendo a do Gyabbo! e o vídeo que os meninos do Video Quest fizeram sobre a série (entrem no canal deles no You Tube).

  Com certeza Mahou Shoujo Madoka Magika será uma obra lembrada durante muito tempo e, na minha humilde opinião, se consagrará como um dos maiores animes já feitos.

 XOXO

Mallu

16 Respostas to “Mahou Shoujo Madoka Magika”

  1. pers_core 04/07/2011 às 14:13 #

    Ai Mallu, vc sempre me convence a esquecer minha lista e colocar um anime novo na frente! kkkkkkkkkkk Depois dos que já estou assistindo, Mahou Shoujo Madoka Magika com certeza será o próximo!

    Ótimo post Mallu!

    XOXO

    • Mallu 04/07/2011 às 15:02 #

      Huahahaha to aqui pra isso mesmo! Mas agora é sério, esquece lista, para tudo e ve Madoka! (e se vc não gostar, assite uns 300 animes e volta no Madoka de novo)
      é sensacional *o*

      Obrigada pelos elogios Pers
      xoxo

  2. pers_core 04/07/2011 às 20:03 #

    Pode deixar, vou assistir sim e depois te conto o que achei!

    XOXO

  3. Takun 19/08/2011 às 15:28 #

    Pra começar, adorei o que você falou. Dito e feito, tenho medo do Kyubee o_o
    Bom, o anime é shoujo-ai sim, indiretamente. Simsim, se vs n percebeu, Akemi gosta sim da Madoka, muito. Mas deixemos isso de lado (:
    Outra coisa é que, Madoka não é a personagem principal e o Kyubee não é o vilão. Nas verdade Kyube é o anti-herói e a Akemi é a persongame principal. Madoka? Se eu colocasse ela em algum lugar, vilã (: Se não fosse ela, a Akemi não tava sofrendo ai.
    E sim, amei o anime, o melhor do ano com certeza. Chorei no final éé.

    • Mallu 19/08/2011 às 16:54 #

      Então, perceber ou não o shoujo-ai não é a questão, eu apenas não interpretei (e anida não interpreto) o relacionamento delas dessa maneira. Eu acho que a Akemi, além de gostar muito da Madoka como amiga, fica obsessiva por ela com relação a morte que ela nunca consegue impedir, e por isso fica voltando incessantemente no tempo,
      Akemi é a personagem mais importante, fato. Mas a Madoka é a protagonista, mesmo que seja uma protagonista ofuscada. Ela é a “mocinha” da história.
      (gostei da sua interpretação da Madoka como vilã, realmente esse anime dá margem pra diversas interpretações diferentes)
      obrigada pelo seu comentário!

  4. thay 19/02/2012 às 18:56 #

    Mallu, você tem razão na parte das fanarts estranhas, porque fui ver fotos e aparece isso mesmo!mas o shoujo parece legal!

    • Mallu 19/02/2012 às 20:57 #

      Ridículo é uma palavra muito forte… existe um público muito grande que shippa casais yuri (da mesma forma que eu faço parte de um público que shippa casais yaoi). Então eu não considero ridículo, longe disso! Só não consigo imaginar um recorte Yuri em Madoka… embora eu provavelmente esteja errada, porque eu pareço ser a única que não consegue ver isso XD

  5. thay 19/02/2012 às 21:12 #

    mas isso não seria um desrespeito com arte do autor do anime? porque elas são amigas como você disse!

    • Mallu 19/02/2012 às 21:39 #

      Eu não considero desrespeito. Se não qualquer grupo que torcer por qualquer casal que não está junto em uma obra também poderia ser considerado desrespeitoso. E em uma fanart, o fã tem a liberdade de criar o que quiser ver com os personagens que gosta, até aí não vejo mal nenhum. É que eu REALMENTE não consigo ver a possibilidade yuri em madoka, só isso.
      Mas eu não considero fanarts slash desrespeitosas, mesmo porque é direito do fã torcer por um encaminhamento diferente do que o autor deu para a sua história, na verdade gente infeliz com final de história é uma das coisas mais comuns que existe! Tanto em filmes, livros, novelas…

  6. thay 20/02/2012 às 15:57 #

    tem razão, minha irmã é um exemplo, vive se chateando com o final de tudo!

  7. thay 02/06/2012 às 14:34 #

    vou assistir esse anime agora já que acabei com a minha lista gigantesca finalmente.
    depois comento o que eu achei!

    • Mallu 22/06/2012 às 19:31 #

      Assista sim Thay, é surpreendente!

  8. FabrYuki 25/03/2013 às 17:48 #

    estou assistindo, pra falar a verdade nao suporto esse negocio de garotas magicas ou qualquer coisa magica, mas o interessante da trama pelo que vi ate agora é a serie faz uma alegoria do real atraves dessa tematica, tipo como a questao de pessoas que sofrem com baixa auto-estima, nao percebendo o valor que têm, coisas como o que vou fazer na minha vida?, fazer sacrificios em prol da vida de quem se ama e de repente ver que tal ato foi um equivico ou pelo menos pareceu equivoco, digamos que a serie faz uma alegoria dos males que afligem sociedades de países centrais como o proprio japao, estados unidos e europa, os quais nao sofrem tanto no que diz respeito a fome ou violencia urbana, mas sim de males relacionados mais as questoes psquicas que podem levar a violencia domestica e ate mesmo tentar contra a propria vida.

  9. FabrYuki 25/03/2013 às 17:54 #

    na verdade se formos parar e observar bem, muitos animes tratam dessa questao de crise existencial usando das mais diversas tematicas seja drama, comedia ou garotinhas magicas, eu diria que essa questao de garotas magicas foi mais uma estrategia de marketing, como forma de chamar a maior atençao possivel, pois poderia e foi muito eficiente, principalmente levando em consideração que segundo uma pesquisa foi eleito o anime mais comovente de todos os tempos, ficando a frente do classico hotaru no haka que ficou em terceiro.

  10. Nikikear 06/07/2014 às 12:30 #

    Eu n’ao acho Mami um saco, ela e diva *u*

Deixe um comentário

