Regulamentação ou Pura Censura?

30 dez

Essa notícia não acaba de sair do forno, e muitos de vocês já devem saber. Mas mesmo assim eu não podia deixar de posta-la aqui, já que ela está em vários sites de anime da internet. 

O polêmico projeto de Lei 156, que regulamenta o conteúdo, a venda e locação de mangás, animes e games foi aprovado em Tóquio nesse mês. O Governo vai regular a circulação de materiais que incitem a criminalidade, prática de atos libidinosos, o suicídio e comportamentos considerados prejudiciais aos menores de idade. Também foi decretado que as indústrias de mangás, animes e games passem a se vigiar constantemente quanto à circulação de mangás que promovam atos sexuais de maneira exagerada. A regulamentação entrará em vigor a partir de Abril de 2011. E a restrição ás vendas e locações começará em Julho do mesmo ano. Explicando melhor, esses conteúdos só serão permitidos para maiores de 18 anos.

A aprovação do projeto está sendo uma grande polêmica no mundo dos mangás e animes, levando 10 grandes editoras japonesas como a Shueisha, Kadokawa Shoten e Kodansha, a cancelar suas participações no próximo Tokyo Anime Fair, que será realizado em março. Um dos alvos (acho que o maior) da revolta, é o governador de Tóquio, Shintaro Ishihara, que chegou a chamar certos mangakás e otakus de pessoas tristes com DNA deformado.

 

Recentemente, autores e artistas amadores juntaram-se para lançar um doujinshi chamado de “Monkey Business: An Idiot’s Guide to Tokyo’s Harmful Books Regulation” (Negócios de Macaco: Um Guia de Idiotas para a regulamentação de Livros Nocivos de Tóquio), que vai parodiar histórias de homossexualidade, shoujo, destacando os detalhes da lei 156 e outras tentativas do governo de impor restrições aos mangakás, que veem isso como uma invasão do direito de livre expressão constatado na Constituição japonesa.

Reparem, o governador de Tóqui está na segunda parte da imagem. Hehe.
Segundo os autores, o mangá não vai poder ser censurado pelo governo, por causa de seus termos vagos.

Lendo em outros blogs, como o Shoujo-Cafe, parece que a lei não vai ser válida para a internet. Ou seja, ela só será válida para o material impresso, publicado, não na internet. E como o acesso á internet no Japão é muito disseminado, não vai pegar. Existe uma enorme falha nessa lei, na verdade.

Como vemos, a coisa tá feia no mundo dos Animes e Mangás. Eu acho que está havendo muita confusão sobre essa Lei… Mas de qualquer forma, já estão tomando iniciativas contra ela.

Pra mim, essa história ainda vai demorar pra acabar!

Mas o final, vamos ter que esperar pra ver!!

Ja Ne!~

Fontes: ANN e ANMTV

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: