Mangás brasileiros e Michael Jackson

8 jul

Oi!!^^

  Eu estava vagando pela net (como sempre…) e achei uma nota, no mínimo curiosa, no site Anime Pró (www.animepro.com.br)… Onde se falava sobre o fato do recém-falecido rei do pop, Michael Jackson, que ganharia uma versão em mangá… Detalhe : produzida no Brasil.

  O autor, Fabio Shin, professor de mangá, diz que esse projeto seria feito em homenagem à volta de Michael Jackson aos palcos, e que, após a sua morte, o enredo do mangá deverá ser modificado. A equipe responsável pelo projeto é composta pos fãs do cantor, o que contribuirá para a história, enriquecendo-a com fatos reais.

  Nada contra fazerem um mangá sobre o cantor, não mesmo. Na verdade, eu como grande fã do trabalho de Michael, penso que sua história de vida mereça ser contada, além de Michael merecer essa homenagem.

  Mas essa situação toda me fez pensar em algumas coisas… Por mais vergonhoso que seja admitir, eu tenho uma certa resalva com mangás produzidos no Brasil…

  É claro que os brasileiros podem produzir bons quadrinhos. Fato que observamos no pseudo-mangá (isso existe?) da Turma da Mônica Jovem. Pois bem, muito antes de virar uma senhorita otaku, eu era uma criança feliz que morria de rir com meus queridos gibis do Cebolinha… Nossa, eu adorava aquilo. Gostava de todos os personagens, mas o Cebolinha era especial para mim. Ainda guardo alguns gibis com momentos memoráveis do garotinho troca letras.

  Quando vi que seria lançado um projeto da Turma da Mônica crescidinha, fiquei um pouco assustada. Mas logo me lembrei daquelas histórias especiais em que os personagens apareciam adultos, quando a Mônica casava com o Cebolinha… E em um impulso de nostalgia, comprei a revista 1.

  Turma da Mônica Jovem em estilo mangá (publicado pela Panini). Comecei a ler em sentido oriental e, de repente, vem o aviso: esta revista é escrita em sentido ocidental. Tá. Então é gibi, não é mangá, certo? O estilo mangá é apenas uma influência encontrada no traço do gibi e no fato de ele ser em preto e branco. Pensei então : a história vai ter começo, meio e fim, como em um mangá, certo? Errado de novo (sim, foi um dia de muitos erros aquele). Existem algumas “sagas” que se desenrolam em alguns volumes, e alguns volumes com várias histórias independentes.

  Conclusão: Turma da Mônica Jovem não é um mangá. É um gibi (muito do divertido, por sinal) com desenho de influência oriental. Vale a pena ler, pelo simples fato de serem os personagens da nossa infância, que continuam nos fazendo rir. E olha que nem dá para ficar traumatizado de ver a Mônica elegante, o Cascão limpinho, o Cebolinha falando certo e a Magali de dieta. Tudo devido, imagino eu, à uma supervisão rigorosa que Maurício de Souza deve dispensar à este projeto. Por que, sim, o cara é muuuito bom.

  E essa volta toda serviu para concluir que, o exemplo legal dos mangás brasileiros, na verdade não é um mangá. Então o que nos sobra? Alguns raros títulos que aparecem e são ofuscados pelos mangás Made In Japan.

  Não estou dizendo que os brasileiros não tem talento. Pois tem. Nós somos um povo extremamente criativo e talentoso. Sabemos sim fazer as coisas bem feitas ( vide: Bossa Nova). O que digo é que é praticamente impossível, um país como o nosso, de cultura extremamente oposta a japonesa, tentar reproduzir o que eles fazem lá. A produção cultural de um povo é reflexo do que ele é. Brasileiros são diferentes de japoneses, logo sua produção cultural é impossível de ser comparada.

  Por isso, mesmo com vergonha de admitir, eu digo: AINDA tenho resalvas com relação aos mangás brasileiros. Tomara que eu seja surpreendida, por excelentes títulos que provem que eu estou errada. Quem sabe o mangá do Michael não será um deles??^^

  (Nem vou comentar o mangá que fizeram da Luluzinha mocinha. Ainda não li, e não sei se vou ler… Estou com medo de ver a Luluzinha com peitos e o Bolinha bancando o gatinho. Mas, acho que devo ler sim… Tomara que, como aconteceu em Turma da Mônica Jovem, não seja uma uma experiência traumatizante.)

  E vocês? Gostam dos mangás brasileiros, ou ainda possuem as suas restrições??

XOXO

Mallu

6 Respostas to “Mangás brasileiros e Michael Jackson”

  1. Mayara 08/07/2009 às 23:27 #

    Oiee!

    Eu tbm leio TMJ, e gosto
    Mas eh claro q nao eh nada comparado aos mangás
    Depois q comecei a ler mangá “made in japan”, TMJ ficou um pouco sem graça… mas ainda acho eles superfofos!!
    Mesmo crescidos, eles sao a nossa turma preferida, neh senhorita otaku??
    rsrsrsrs

    parabens pelo blog, Mallu e Patricio ^^
    beijoos

    • Mallu 09/07/2009 às 00:13 #

      Oi Mayara!!^^

      A gente tem amor suficiente para dividir entre os mangás e a nossa turminha né??

      Obrigada pelos elogios ao blog! Eu e o Patrício agradecemos!! Continue nos visitando, posts novos SEMPRE!!

      XOXO
      Mallu

  2. Rhiannon 09/07/2009 às 21:46 #

    =D
    Compartilho da mesma conclusão.
    Acho que são como os “animes” americanos, não possuem a mesma qualidade/essencia e por consequencia dificilmente fazem sucesso entre os otakus.

    A propóstaé válida, embora eu ache um pouco de … como eu vou chamar (?)… inutilidade, sabe?
    Não sei explicar, eu concerteza não compraria.

    Amei aqui ^^
    =*

    • Mallu 10/07/2009 às 13:26 #

      Oi !!^^

      Que bom que alguém compartilha com o meu modo de pensar! Eu também extendo o meu pensamento aos animês.

      (Também não sei se compro o mangá do Michael…Talvez só por curiosidade, mas nunca esperando grande coisa…)

      Que bom que vc gostou daqui! Volte sempre!!^^

      XOXO
      Mallu

  3. Panda-chan 11/07/2009 às 22:05 #

    Ahhh eu nunca tenho paciência pra ler essas coisas longas de blogs, mas aqui eu consigo. Sério O___o OAHOHEOHOAH ~
    vai ver pqe uma Mallu aaí escreve mor bem neh ?
    (tá, parei de ser puxa-saco.)

    Mas enfiim ~ eu li Turma da Mônica Jovem e.. Nom é aqueeeela coisa. Ainda prefiro a turminha pequena e talz, mas até que é legalzinho.
    Mesmo não sendo otaku nem ter lido quase nenhum mangá. (na vdd, só um xD) Eu tbm acho que é bem difícil ter a mesma essência.. Mas enfiim’ que venhaaa Michael \o/

    • Mallu 12/07/2009 às 00:32 #

      Oi!!^^

      Sim Panda-chan, certamente é pela qualidade do texto que você se interessa tanto por ler…(cof cof) rsrsrsrs

      Sim, a turminha pequena é mara, fato, mas se for pensar pela qualidade da turminha pequenininha,que já tinha cativado o coração de todo mundo, refazer ela em uma versão teen e ainda assim conseguir agradar é um trabalho beem difícil…
      Sim, que venha Michael!

      XOXO
      Mallu

Deixe um comentário

